Pilar será a primeira médica do Brasil em Nos Tempos do Imperador?

Personagem consegue uma bolsa em Boston, mas dica dividida entre cursar medicina ou se casar com Samuel

Pilar (Gabriela Medvedovski) de Nos Tempos do Imperador tem um objetivo: se tornar a primeira médica do Brasil. A personagem não mede esforços para conseguir o que quer, e chega até a fugir de um casamento arranjado por seu pai para ser livre e trilhar o seu sonhado caminho. Ela encontra muitas dificuldades para ingressar na faculdade, e o público da novela tem torcido para que a garota conquiste seu objetivo. Afinal, Pilar vai conseguir ser a primeira médica do Brasil?

Pilar vai conseguir ser a primeira médica do Brasil?

Logo no início da novela, o público já conheceu Pilar, uma mulher forte, destemida e com um grande sonho: ser a primeira médica do Brasil. Mas o caminho para ela não é fácil: seu pai Eudoro (José Dumont) a prometeu em casamento para Tonico (Alexandre Nero). Além disso, naquela época, mulheres eram proibidas de frequentarem a universidade no país.

Nenhum desses empecilhos fazem com que Pilar desista de seu sonho. Ela foge do casamento com Tonico – e é então que conhece Samuel (Michel Gomes), por quem se apaixona perdidamente.

A irmã de Dolores (Daphne Bozaski) também vai até Salvador e convence os professores da faculdade a deixarem fazer o vestibular. Ela passa, mas acaba não sendo aceita por ser uma mulher.

Incansável, a jovem pede ajuda a Dom Pedro II (Selton Mello) e a Imperatriz Tereza Cristina (Letícia Sabatella). As majestades conseguem o que Pilar tanto queria: uma bolsa para cursar medicina. Porém, a faculdade é em Boston, nos Estados Unidos, e a filha de Eudoro teria que se mudar para a América do Norte e desistir do casamento com Samuel.

Em um primeiro momento, ela opta por deixar a oportunidade passar e ficar no Brasil com o seu amado. Mas o casal será vítima de uma armação do Tonico, que dirá à Pilar que seu noivo mantém um caso com Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes).

A jovem fica desiludida e decide se mudar para Boston para ir em busca de seu sonho. Haverá uma passagem de tempo de 8 anos na novela, que marca a transição para a segunda fase, e Pilar voltará ao Brasil já formada em medicina.

A personagem é inspirada em Maria Augusta Generoso Estrela (1860-1946) e Rita Lobato (1866-1954), mulheres pioneiras na medicina no Brasil.

Primeira médica do brasil
Teresa (letícia sabatella) dá a boa notícia para pilar (gabriela medvedovski) – foto: reprodução/globoplay

 

Nos Tempos do Imperador é exibida de segunda a sábado, às 18h25, na Globo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes