Onde assistir o desfile das escolas de samba hoje, sexta-feira (17/02)
Agremiações paulistas entram no Anhembi a partir das 23h
O desfile das escolas de samba de São Paulo começam nesta sexta-feira, 17, com transmissão pela Globo e internet. Com ordem definida por sorteio, sete agremiações passam pelo Sambódromo do Anhembi a partir das 23h de hoje. Amanhã, mais sete entram na avenida para disputar o título.
Onde assistir o desfile de São Paulo 2023?
O desfile das escolas de samba de São Paulo são transmitidos pelo canal aberto da TV Globo e também pela internet. O sinal é disponibilizado gratuitamente mediante cadastro no Globoplay.
A Rede Globo transmite os desfiles da capital paulista e do Rio de Janeiro nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro. A emissora também exibirá ao vivo a apuração dos resultados dos desfiles. Bata sintonizar no canal aberto da Globo no horário indicado para acompanhar.
O G1 e o Globoplay transmitem gratuitamente os desfiles de ambas as capitais todos os dias.
Assistir ao desfile das escolas de samba pela internet
G1: acesse a página Carnaval 2023 do G1 e clique em cima do player disponibilizado no horário do evento. Em poucos segundos, a transmissão irá começar.
Globoplay: a plataforma solicita um cadastro gratuito para disponibilizar o sinal da Globo.
1- Acesse o Globoplay no navegador de seu smartphone ou celular. Se preferir, baixa o aplicativo disponível para iOS e Android.
2- Clique no canto superior direito para entrar na plataforma ou se registrar. Se você já tem uma conta Globo.com, insira o e-mail e a senha cadastrada anteriormente. Também é possível fazer login usando contas do Facebook e Google.
3- Se você não for cadastrado, insira os dados solicitados pela plataforma, como nome completo, data de nascimento, gênero, cidade de residência, e-mail e crie uma senha. Também é necessário aceitar os termos de uso e política de privacidade.
4- Concluída a etapa do cadastro, retorne para a página inicial e clique em ‘Agora na TV’. A transmissão será iniciada em poucos segundos. O registro Globo.com pode ser usado para assistir a todos os dias do desfile das escolas de samba; só é necessário se cadastrar uma vez.
Ordem e horário do desfile de carnaval 2023 SP
Na capital paulista, o desfile de carnaval 2023 SP será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro, sexta-feira e sábado, no Sambódromo do Anhembi.
Sexta-feira, 17 de fevereiro | desfile das escolas de samba
1ª – Independente Tricolor, às 23h15
2ª – Acadêmicos do Tatuapé, às 0h20
3ª – Barroca Zona Sul, às 01h25
4ª – Unidos de Vila Maria, às 02h30
5ª – Rosas de Ouro, às 03h35
6ª – Tom Maior, às 04h40
7ª – Gaviões da Fiel, às 05h45
Sábado, 18 de fevereiro | desfile das escolas de samba
1ª – Estrela do Terceiro Milênio, às 22h30
2ª – Acadêmicos do Tucuruvi, às 23h35
3ª – Mancha Verde, às 0h40
4ª – Império de Casa Verde, às 01h45
5ª – Mocidade Alegre, às 02h50
6ª – Águia de Ouro, às 03h55
7ª – Dragões da Real, às 05h
Como são julgadas as apresentações
Confira quais são os nove quesitos avaliados no desfile de carnaval 2022 SP:
- Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).
- Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
- Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
- Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.
- Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.
- Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.
- Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.
- Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.
Transmissão do Carnaval de Salvador 2023: onde assistir de graça