O que acontece com Paulinha em Mulheres Apaixonadas?
Adolescente se rebela contra os pais
Em Mulheres Apaixonadas,Paulinha, vivida por Roberta Gualda, é uma adolescente problemática que faz o pai Oswaldo (Tião D’Ávila) passar por várias humilhações por ser pobre. A jovem também é homofóbica e persegue Rafaela (Alinne Moraes) e Clara (Paula Picarelli) por não aceitar o namoro das garotas.
O que Paulinha faz em Mulheres Apaixonadas?
A estudante passa boa parte da novela escondendo que é filha do porteiro do colégio por sentir vergonha da profissão do patriarca. A baixa condição financeira do humilde trabalhador faz com que Paulinha rejeite e humilhe Oswaldo por ele não poder lhe dar o que ela quer. A adolescente sonha em reencontrar a mãe Nair (Renata Mello), pois acredita que a mulher é rica.
A jovem mantém rivalidades na escola onde estuda. Paulinha vive brigando com Rodrigo (Leonardo Miggiorin), além de sempre encontrar uma maneira de humilhar publicamente Clara e Rafaela, que namoram – inclusive, a cena rendeu um dos virais da trama na qual a personagem pergunta se os colegas “já estão sabendo da novidade” e diz que as duas namoradas vão protagonizar uma nova versão de Romeu e Julieta. A adolescente também inferniza Santana (Vera Holtz), professora que luta contra o alcoolismo.
A situação piora quando a tia com quem Paulinha mora se muda e ela é obrigada a viver com o pai em um quartinho nos fundos da escola. Como solução, o porteiro constrói um quarto para a filha em cima da casa de Ana. Ela também avisa ao pai que “vai cair fora o mais rápido possível daquela casa pobre”.
No entanto, a personagem vai se frustrar ainda mais quando no capítulo 181 – exibição original de Mulheres Apaixonadas -, quando Nair finalmente voltar para ver a filha. Paulinha descobre que a mãe não é rica como ela imaginava. “Como pode gostar de mim e me chamar de mãe depois do que eu fiz? Você deve ter raiva, pena…”, diz a mulher enquanto chora. A jovem nega e trata a mãe com carinho, mas apenas por estar interessada em sua suposta fortuna.
“Eu sei que você saiu daqui para se casar com o seu patrão, o dono da fábrica onde você trabalhava”, diz Paulinha sorrindo. “Ele não casou comigo. Ele nunca se separou da mulher e dos filhos. Esses anos todos eu fui amante. E ele morreu, três meses já”, revela.
A adolescente questiona se o empresário deixou algum bem para Nair, mas ela nega. “A mulher e os filhos ficaram com tudo. Eles apareceram lá no apartamento em que eu morava e me colocaram pra fora. Eu saí com a roupa do corpo”, responde. Decepcionada por descobrir a mãe é pobre, Paulinha começa a humilhar a ex-esposa de seu pai.
Veja: O que acontece com Gracinha e Cláudio
Qual o final da personagem em Mulheres Apaixonadas?
O final de Paulinha em Mulheres Apaixonadas é de redenção. Depois de rejeitar a mãe em um primeiro momento, a adolescente começa a se reconciliar com os pais, principalmente Oswaldo, a quem tanto ofendeu.
A jovem também fará as pazes com Rodrigo depois de passar tanto tempo se desentendendo com o garoto. No capítulo 178, os dois se beijam pela primeira vez.
No último capítulo da trama, Paulinha ganha uma medalha durante a formatura do ERA por ter a maior nota da turma. Helena (Christiane Torloni) chama ao palco os pais da garota e os três posam juntos para uma foto, selando o final feliz.
Como está Roberta Gualda hoje?
Roberta Gualda hoje está com 41 anos de idade e segue trabalhando como atriz. Recentemente, fez uma pequena participação na novela “Vai na Fé” (2023) interpretando Ruth. Seu último papel fixo em folhetins foi em 2022, quando interpretou Giovanna em “Além da Ilusão” (2022).
A atriz também esteve no seriado “O Rei da TV” (2022), que conta a história da vida de Silvio Santos, interpretando Cidinha, primeira esposa do dono do SBT.
Além da Paulinha de Mulheres Apaixonadas, a atriz esteve em Começar De Novo (2004) e A Favorita (2008), na Globo, e Bela, A Feia (2009), Rei Davi (2012) e Escrava Mãe (2016), na Record.
Roberta Gualda também é formada em Direito, mas não exerce a profissão, e é Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.