O Clone: relembre 5 bordões que ficaram famosos com a novela

O Clone eternizou bordões como ‘Insh’Allah’ e ‘Não é brinquedo não’

O Clone será a próxima novela a ser exibida no “Vale a Pena Ver de Novo” da TV Globo. A trama, que entra no lugar de Ti Ti Ti no dia 4 de outubro, conta com um elenco de peso e ficou eternizada na memória dos brasileiros como uma fonte de memes e bordões inesquecíveis. Com a notícia da volta, para entrar no clima da novela, relembre bordões de O Clone que ficaram populares com a obra de Glória Perez.

Insh’Allah e a volta dos bordões de O Clone

Não tem como falar de O Clone sem lembrar imediatamente de Insh’Allah. A expressão ficou popular com a personagem Khadija (Carla Diaz), filha de Jade (Giovanna Antonelli), e significa algo como “Se Deus quiser”. Dos bordões, esse provavelmente é o mais fresco na memória dos internautas, uma vez que a intérprete que deu vida ao meme participou da última edição do Big Brother Brasil. 

Carla Diaz entrou no reality e, instantaneamente, Insh’Allah voltou ao vocabulário dos fãs e participantes do programa. A atriz, inclusive, se aproveitou da popularidade da expressão e, no começo do programa, assumiu o apelido “Inshalá” e caiu nas brincadeiras dos brothers – o que deixou Gil do Vigor bastante feliz. O economista não economizou oportunidades de repetir o bordão e até reproduzir os característicos gritinhos também muito populares na novela. 

‘Não é brinquedo não’ virou música

O que muita gente pode não lembrar de início é que O Clone vai muito além do bordão da personagem de Carla Dias e coleciona expressões que entraram para o vocabulário popular. “Não é brinquedo não”, da personagem Dona Jura (Solange Couto) é um deles. A expressão fez tanto sucesso na época que até virou música na voz do grupo Molejo.

Em entrevista ao Canal Brasil, Solange Couto relembrou sua participação em O Clone e contou que o bordão nasceu de uma de suas orações, enquanto agradecia por sua personagem. “Eu estava conversando com o Pai e aí disse ‘Vê se dessa vez, pai, não me dá uma emplacadona, dá uma mão aí porque não é brinquedo não’. E assim foi. Eu comecei a testar e descobri que ele servia para avisar que a briga iria ser boa”, contou.

Foi Dona Jura que, no auge do sucesso da novela, recebeu Ana Maria Braga em cena. Ao anunciar a volta da novela, a apresentadora relembrou que a participação aconteceu depois do diagnóstico de um câncer e em meio ao tratamento de quimioterapia. “Fez toda a diferença ter ido ali” , disse durante o ‘Mais Você’.

“Arder no mármore do inferno…”

Uma das frases mais repetidas por Tio Ali (Stênio Garcia) durante toda a trama é um lembrete sagrado do personagem. “Arder no mármore do inferno” era usada para fazer referência ao Alcorão – o livro sagrado árabe – e destacar o que acontece com os pecadores.

O Clone e os bordões ficaram tão marcantes entre as produções da TV Globo que, em 2017, foi lembrado em “A Força do Querer” e usado pela personagem Carine, também interpretada por Carla Diaz. O ‘crossover’ das novelas, na época, entrou para um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Entre os bordões de O Clone, cada mergulho é um flash

Mara manzan o clone
Atriz mara manzan – foto: rede globo/reprodução

Assim como em outras novelas da emissora, o Rio de Janeiro foi palco para muitas das cenas de O Clone e um dos bordões mais conhecidos da novela faz referência a um dos lugares mais famosos da cidade. “Cada mergulho é um flash”, usada pela personagem Odete Santos (Mara Manzan) para falar sobre a rotina no Piscinão de Ramos, caiu no gosto do público.

Sobre a história da expressão, a atriz contou, em entrevista, que não lembra como o termo foi criado. “Achei que eu tinha inventado, mas depois pensei: ‘Não sou tão genial, deve ter sido a Gloria Perez'”, brincou.

“Pisada como um tapetinho”

Nazira (Eliane Giardini) é uma das figuras mais comentadas entre os fãs de O Clone. Parte do universo marroquino da trama, a personagem eternizou frases para reclamar do tratamento que recebia em casa, fazendo referência ao convívio com os irmãos, como “tratada como um camelo” e “pisada como um tapetinho”.

E aí, qual é seu favorito?

Mesmo antes da reprise de O Clone começar, a volta da novela está sendo celebrada por muitos fãs e atores. Carla Diaz, um dos principais nomes, usou as redes sociais para celebrar a escolha da emissora e não escondeu o carinho pela novela. “Um marco na minha carreira”, escreveu.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes