Novela Gênesis: qual é o nome de José dado por faraó

Personagem bíblico muda de nome ao ganhar cargo no Egito.

Depois que José interpreta o sonho do soberano do Egito e ganha uma das maiores posições do reino, o rapaz que antes um escravo preso recebe um novo nome. Confira qual foi o nome de José dado por faraó e o que a história do jovem filho de Jacó ainda reserva para o público.

Qual é o nome dado para José por faraó?

Ao cair nas graças do faraó e se tornar governador do Egito, José recebe o nome de Zafenate-Panéia. Além disso, ele recebe uma casa, servos e uma linda esposa, Asenate. Ele também começa a ser reverenciado no palácio, o que na novela Gênesis vai despertar o ódio de Adurrá.

E o que significa Zafenate-Panéia, nome de José dado por faraó? A Bíblia não explica o motivo que levou o soberano a escolher esse nome ou apresenta significados, como com vários outros homens e mulheres que aparecem nas escrituras, mas o professor de teologia Daniel Conegero diz que o assunto já foi muito discutido entre intérpretes bíblicos.

Segundo o teólogo, a interpretação mais popular é “Deus fala e ele vive”, que também pode ser considerada como “Deus disse: ele viverá”. O professor também avaliou que entre intérpretes judeus, o nome tem o significado de “o revelador de segredos”.

O que vai acontecer em Gênesis

Depois que José tem um novo nome dado por faraó e ganha o título de governador, sua história não para por aí. Ele trabalha durante os sete anos que a terra do Egito vive em fartura para que nada falte durante os tempos de crise.

Na Bíblia, quando o tempo das vacas magras chegou, várias partes do mundo foram atingidos e a fome se alastrou. Porém, no Egito tudo ia bem por causa do trabalho árduo de José durante os anos anteriores.

Assim, pessoas de diversos lugares começaram a viajar para o Egito, pois era o local em que poderiam encontrar comida para comprar. Assim, José acaba reencontrando seus irmãos, pois eles também partiram para a terra do faraó afim de conseguir mantimentos.

Em um primeiro momento, José reconhece seus familiares, mas nenhum deles percebe estar falando com o irmão que eles venderam para o mercador de escravos. José pensa no que fazer e toma atitudes contra os irmãos, mas depois acaba os perdoando e pede que seu pai seja levado até o Egito, para um reencontro, que para sua felicidade e a de Jacó, acontece.

Relacionado – Novela Gênesis: qual era o rei do Egito na época de José?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes