Novela A Favorita: quem era a vilã e 6 curiosidades sobre a trama

Reprise começa a partir de 16 de maio na Globo no lugar de O Clone

A novela A Favorita, nova trama do Vale a Pena Ver de Novo, tem como mistério principal nos primeiros meses o segredo sobre quem era a vilã. Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) tentam convencer os demais personagens e o público de que estão falando a verdade sobre o assassinato de Marcelo (Flávio Tolezani). É somente por volta do capítulo 50 que a audiência descobre a identidade da assassina.

Quem era a vilã da novela A Favorita?

Flora era a vilã da novela A Favorita. A trama começa justamente com a loira saindo da cadeia após ser condenada a 18 anos de prisão pela morte de Marcelo. No entanto, em um primeiro momento, a personagem se passa como mocinha e se mostra para o público como se fosse uma figura angelical, levando a audiência a crer que ela era inocente.

Enquanto isso, Donatela é apresentada como arrogante e prepotente. Depois do assassinato de Marcelo, ela se casou com Dódi (Murilo Benício), ex-marido de Flora, e criou Lara (Mariana Ximenes) como se fosse sua filha –  as duas moram na mansão dos Fontini.

O público descobre que Marcelo era casado com Donatela, mas mantinha um caso com Flora. Inclusive, Lara é filha dos amantes.

A revelação sobre quem está falando a verdade sobre o assassinato só acontece depois de três meses de exibição da novela. Há um flashback da noite em que Marcelo foi morto, e mostra que a loira estava com ciúmes do amante. Certa de que ele amava Donatela, Flora atira no rapaz.

A partir daí, Flora passa a mostrar a sua verdadeira face e se junta a Silveirinha, ex-empresário a dupla Faísca e Espoleta, para destruir a vida da rival.

Flora 2
Flora (patrícia pillar) é a vilã de a favorita – foto: rede globo

 

Curiosidades A Favorita

Depois de mais de dez anos de sua exibição original, A Favorita finalmente vai ganhar uma reprise na Globo. A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro e trouxe Cláudia Raia e Patrícia Pillar nos papéis principais. O autor inovou ao não revelar de imediato para o público quem era a vilã do folhetim. Relembre algumas curiosidades.

Vazamento do último capítulo

O desfecho do último capítulo de A Favorita vazou para a imprensa na época, deixando o autor João Emanuel Carneiro e a emissora furiosos. Em entrevista ao jornal O Dia, o escritor disse que a Globo ia investigar como isso havia acontecido. “A pessoa que passou essa informação vai ser demitida”, disse.

Saída de Juliana Paes

Juliana Paes interpretou a jornalista Maíra em A Favorita, mas deixou o elenco para viver a protagonista Maya de Caminho das Índias (2009), novela que substituiu o folhetim de Carneiro. Para que a atriz pudesse sair da história, sua personagem foi assassinada por Flora.

Reprise – Quem era a vilã da novela A Favorita?

A Favorita foi exibida em 2008, mas foi só em 2022 que a Globo anunciou a reprise da atração, depois de 14 anos que o folhetim foi ao ar. A história também nunca havia sido reprisada no Canal Viva, e foi só em 2020 que os capítulos foram disponibilizados no Globoplay. Não se sabe porque o canal demorou tanto para considerar uma nova exibição.

Visuais dos personagens

O visual de Dódi, interpretado por Murilo Benício, foi inspirado no Al Pacino do filme ‘Scarface’ (1984). Já a jornalista Maíra (Juliana Paes) teve como referência Patrícia Poeta, então apresentadora do Fantástico. Para Alícia (Taís Araújo), as inspirações foram os cabelos de cantoras famosas da cena pop como Beyoncé e maquiagem da Amy Winhouse.

Paródia – Quem era a vilã da novela A Favorita?

Se lembra do programa humorístico Casseta e Planeta? A Favorita ganhou uma paródia na atração intitulada de A Periquita. Durante a exibição dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, foi rebatizada de A Olímperiquita.

Patrícia Pillar ganhou tatuagem falsa

Para interpretar Flora, Patrícia Pillar ganhou uma tatuagem falsa nas costas. O desenho era de uma estrela com asas. Ela também fez uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, zona Oeste do Rio de Janeiro, para se preparar para o papel.

+ O que acontece com Gonçalo em A Favorita, papel de Mauro Mendonça

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes