Lista de jornalistas demitidos da Globo em abril soma mais de 20 nomes
Emissora tem lista grande de demissões.
A maior emissora do país e reconhecida por seu jornalismo, a TV Globo tem demitido diversos funcionários grandes de seu núcleo de notícias. Entre os jornalistas demitidos da Globo estão nomes como Giuliana Morrone e Leila Sterenberg e outros veteranos que se destacam há décadas nas telas do canal.
Os anúncios de demissões em massa começaram na última terça-feira, 4 de abril, e novos nomes não param de surgir.
Giuliana Morrone deixa a Globo após 3 décadas
Giuliana Morrone é uma das maiores surpresas na lista. A jornalista estava na emissora há 34 anos. Ela estreou no canal em 1989 e se destacava na cobertura política e já apresentou o Jornal Nacional. Além disso, a apresentadora de 56 anos foi correspondente em Nova York de 2008 a 2012.
Na madrugada do dia 6 de abril, ela publicou uma despedida nas redes sociais e escreveu: “estou aqui celebrando e agradecendo por tudo o que vivi”.
Leila Sterenberg
Apresentadora há 25 anos, Leila Sterenberg também faz parte da lista de jornalistas demitidos da Globo, segundo informou o Notícias da TV. A jornalista de 51 anos de idade entrou na Globo em 1998 e migrou para a GloboNews em 2000, canal em que ainda trabalhava. Ela comandava o Especial de Domingo e Edição das 16h e além de apresentadora, já passou pelos cargos de repórter especial e editora-chefe no grupo.
Eduardo Tchao é um dos jornalistas demitidos da Globo
Eduardo Tchao estava há 37 anos no quadro de funcionários da Organizações Globo, sendo 27 deles dedicado apenas para a TV. O jornalista era um rosto muito conhecido na cobertura do Rio de Janeiro. Ele diversas matérias que marcaram a televisão e até ganhou o Prêmio Esso, um dos mais importantes do mundo do jornalismo.
“Me emocionei com algumas ligações de amigos da redação, mas a vida segue. Existe vida fora da TV Globo”, comentou o repórter em publicação no Instagram.
Fabio Turci
Fabio Turci, 48 anos, entrou na Globo em 2003 e participou de grandes coberturas da emissora. Ele foi correspondente em Nova York de 2014 a 2018, além de já ter trabalhado para o Jornal Nacional, Jornal da Globo, Globonews e SPTV.
No Instagram, ele fez uma carta aberta e declarou: “hoje, aquele adolescente é um quarentão que acaba de sair da frente das câmeras. A televisão que apareceu em seu caminho lá atrás lhe deu licença, hoje, pra continuar. Por onde? Sei lá. O mundo mudou muito. Não é uma questão de não ter pra onde ir. É uma questão de escolher qual caminho tentar. Mudou tudo, mas uma coisa não mudou: ele ainda sonha mudar o mundo”.
Lista completa de jornalista demitidos da Globo:
Alguns jornalistas demitidos já se pronunciaram sobre o assunto nas redes sociais e confirmaram a demissão, como a apresentadora Giuliana Morrone, a repórter Monica Sanches, o apresentador Fabio Turci, o fotógrafo Marcos Serra Lima e o jornalista Eduardo Tchao.
Além destes nomes, outros repórteres, apresentadores, produtores e jornalistas foram demitidos. Não houve divulgação do quadro completo pela Globo, a maior parte da lista – 19 nomes e cargos – foram divulgados em primeira pela mão pela jornalista Fábia Oliveira no Metrópoles, na última terça-feira (4), no período da tarde.
No período da noite daquele mesmo dia a coluna de Gabriel Vaquer no Notícias da TV revelou também a demissão da apresentadora Leila Sterenberg, além de Fernando Gueiros e Cadu Velloso.
Neste mesmo dia, a coluna Splash do UOL também divulgou mais alguns nomes desligados, como o da editora-chefe do Bom dia, São Paulo Márcia Correa, Márcia Witczak, editora e apresentadora do DF1, e Lúcia Carneiro, da Globonews.
- Giuliana Morrone, fazia parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional
- Leila Sterenberg, apresentadora da GloboNews
- Eduardo Tchao, repórter (Rj)
- Alba Valéria, repórter G1 (RJ)
- Arthur Guimarães, produtor (RJ)
- Elza Gimenez, apuradora (RJ)
- Carlos Eduardo Bauer, editor do Jornal Nacional
- Flávia Jannuzzi, repórter (RJ)
- Eliane Maria, produtora (RJ)
- Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo (PE)
- Monica Sanches, repórter (RJ)
- Jorge Espírito Santo, diretor artístico do Fantástico
- José Carlos Azevedo, chefe cinegrafista (RJ)
- Juarez Passos, chefe de produção local (RJ)
- Luciana Osório, repórter (RJ)
- Marcelo Moreira, diretor de jornalismo (MG)
- Marcos Serra Lima, fotógrafo G1 (RJ)
- Marcelo Canellas, repórter especial do Fantástico
- Luiza Silvestrini, produtora (RJ),
- Helio Alvarez, gerente de imagem e áudio
- Felipe Vasquez, editor-chefe digital da GloboNews
- Márcia Witczak, editora e apresentadora (DF)
- Márcia Correa Witczak, editora-chefe (SP)
- Lúcia Carneiro, Globonews
- Cadu Velloso, chefe da GloboNews (SP)
- Fernando Gueiros, diretor de projetos de tecnologia no Jornalismo
- Fabio Turci, apresentador (SP)
Por que a Globo demitiu os jornalistas?
Após as demissões em massa, a emissora resolveu se pronunciar e enviou uma nota oficial a alguns veículos da imprensa que questionaram as demissões, como a Veja, o Notícias da TV, entre outros. A emissora falou sobre as estratégias de negócio como empresa e lamentou a partida de alguns funcionários que fazem parte da história do canal.
“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.
Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.
Leia também – Quem saiu da Globo em 2023? Lista tem Cléber Machado e Fernanda Gentil