Linha Direta vai voltar? Sucesso dos anos 90 terá Pedro Bial

Programa ainda está sendo desenhado pela produção da emissora

O programa investigativo Linha Direta vai voltar a partir de 4 de maio de 2023. A atração foi um sucesso nos anos 90 ao apresentar crimes que aconteceram no Brasil e que os culpados estavam foragidos da justiça. Dessa vez, o programa será apresentado por ninguém menos que Pedro Bial.

Relembre os apresentadores do Linha Direta.

Quando o Linha Direta vai voltar?

Bial no linha direta
Foto: divulgação/globo

A Rede Globo anunciou Pedro Bial como o apresentador do Linha Direta em 2023. O programa estreia dia 4 de maio, uma quinta-feira, após a novela das 9.

O programa teve ampla repercussão nos anos 90 e 2000 ao mostrar casos criminosos em que os autores haviam fugido da Justiça, e ajudou a prender dezenas de foragidos, sendo considerado uma atração de utilidade pública.

Até hoje o programa é lembrado nas redes sociais pois causava medo nas crianças e adolescentes da época. Atores faziam a simulação dos fatos e caso houvesse mais de uma versão dos acontecimentos, ambas eram apresentadas para o público. Testemunhas dos crimes também eram ouvidas.

Ao final dos episódios, eram exibidos relatos de foragidos que foram capturados graças ao programa. O Linha Direta disponibilizava uma central telefônica para que os espectadores pudesse fazer denúncias caso tivessem alguma informação sobre os criminosos.

Em 2o03, a Globo recebeu a medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) por produzir e exibir o Linha Direta. Em 2007, foi indicada ao Emmy Internacional pela reportagem sobre o Césio 137.

Quem narrava o Linha Direta?

Ao longo dos anos em que esteve no ar, a atração teve três apresentadores – o primeiro foi Hélio Costa, que ficou no comando entre março e julho de 1990, quando o Linha Direta saiu do ar pela primeira vez. Hoje, o jornalista se dedica à política.

A atração só retornou em 1999 sob o comando de Marcelo Rezende (1951-2017), que se manteve à frente da atração até 2002. O jornalista saiu da Globo e passou a trabalhar na Rede TV, onde comandou os programas Repórter Cidadão, Cidade Alerta e RedeTV News. Seu último trabalho na televisão foi em outro programa chamado Cidade Alerta, agora na Record, até a sua morte.

Quem assumiu o programa nos anos seguintes foi Domingos Meirelles, que apresentou o programa entre 2002 e 2007, quando o Linha Direta chegou ao fim. Hoje, ele tem 82 anos e está fora da televisão. Seu último trabalho foi na Record, onde trabalhou entre 2017 e 2021 e fez as narrações dos programas jornalísticos Câmera Record e Repórter Record Investigação.

Apresentadoes
Hélio costa, marcelo rezende e domingo meirelles foram os apresentadores do linha direta – foto: reprodução/globo

 

Por que saiu do ar o programa Linha Direta?

Mesmo tendo grande contribuição para a sociedade, o Linha Direta começou a ficar desgastado – assim como acontece com atrações que estão há muito tempo no ar. Após oito anos consecutivos na grade da emissora, deixou de existir em 2007.

No entanto, documentários e filmes sobre crimes verdadeiros voltaram a fazer sucesso na internet nos últimos anos. Um dos exemplos mais recentes é Pacto Brutal: o assassinato de Daniella Perez (2022), lançado pela HBO Max em agosto deste ano. O Caso Evandro (2020), do Globoplay, Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (2021), da Netflix, e o filme A Menina Que Matou os Pais (2021), sobre o caso Suzane Von Richthofen, lançado pela Amazon Prime, também tiveram grande repercussão entre os internautas.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes