Linha Direta vai voltar? Sucesso dos anos 90 terá Pedro Bial
Programa ainda está sendo desenhado pela produção da emissora
O programa investigativo Linha Direta vai voltar a partir de 4 de maio de 2023. A atração foi um sucesso nos anos 90 ao apresentar crimes que aconteceram no Brasil e que os culpados estavam foragidos da justiça. Dessa vez, o programa será apresentado por ninguém menos que Pedro Bial.
Relembre os apresentadores do Linha Direta.
Quando o Linha Direta vai voltar?
A Rede Globo anunciou Pedro Bial como o apresentador do Linha Direta em 2023. O programa estreia dia 4 de maio, uma quinta-feira, após a novela das 9.
O programa teve ampla repercussão nos anos 90 e 2000 ao mostrar casos criminosos em que os autores haviam fugido da Justiça, e ajudou a prender dezenas de foragidos, sendo considerado uma atração de utilidade pública.
Até hoje o programa é lembrado nas redes sociais pois causava medo nas crianças e adolescentes da época. Atores faziam a simulação dos fatos e caso houvesse mais de uma versão dos acontecimentos, ambas eram apresentadas para o público. Testemunhas dos crimes também eram ouvidas.
Ao final dos episódios, eram exibidos relatos de foragidos que foram capturados graças ao programa. O Linha Direta disponibilizava uma central telefônica para que os espectadores pudesse fazer denúncias caso tivessem alguma informação sobre os criminosos.
Em 2o03, a Globo recebeu a medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) por produzir e exibir o Linha Direta. Em 2007, foi indicada ao Emmy Internacional pela reportagem sobre o Césio 137.
Quem narrava o Linha Direta?
Ao longo dos anos em que esteve no ar, a atração teve três apresentadores – o primeiro foi Hélio Costa, que ficou no comando entre março e julho de 1990, quando o Linha Direta saiu do ar pela primeira vez. Hoje, o jornalista se dedica à política.
A atração só retornou em 1999 sob o comando de Marcelo Rezende (1951-2017), que se manteve à frente da atração até 2002. O jornalista saiu da Globo e passou a trabalhar na Rede TV, onde comandou os programas Repórter Cidadão, Cidade Alerta e RedeTV News. Seu último trabalho na televisão foi em outro programa chamado Cidade Alerta, agora na Record, até a sua morte.
Quem assumiu o programa nos anos seguintes foi Domingos Meirelles, que apresentou o programa entre 2002 e 2007, quando o Linha Direta chegou ao fim. Hoje, ele tem 82 anos e está fora da televisão. Seu último trabalho foi na Record, onde trabalhou entre 2017 e 2021 e fez as narrações dos programas jornalísticos Câmera Record e Repórter Record Investigação.
Por que saiu do ar o programa Linha Direta?
Mesmo tendo grande contribuição para a sociedade, o Linha Direta começou a ficar desgastado – assim como acontece com atrações que estão há muito tempo no ar. Após oito anos consecutivos na grade da emissora, deixou de existir em 2007.
No entanto, documentários e filmes sobre crimes verdadeiros voltaram a fazer sucesso na internet nos últimos anos. Um dos exemplos mais recentes é Pacto Brutal: o assassinato de Daniella Perez (2022), lançado pela HBO Max em agosto deste ano. O Caso Evandro (2020), do Globoplay, Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (2021), da Netflix, e o filme A Menina Que Matou os Pais (2021), sobre o caso Suzane Von Richthofen, lançado pela Amazon Prime, também tiveram grande repercussão entre os internautas.