História da novela Pantanal: 5 pontos para entender a trama
Folhetim foi ao ar pela primeira vez em 1990 na TV Manchete e agora ganha remake produzido pela Globo
A história da novela Pantanal gira em torno da família de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e de Maria Marruá (Juliana Paes). Ao longo da trama, o destino dos filhos de cada um deles, Joventino (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen), irá se cruzar. Abaixo, veja alguns dos pontos mais importantes para entender o folhetim, que estreia em 28 de março.
Qual a história da novela Pantanal
A história começa com José Leôncio, interpretado por Renato Góes na primeira fase da novela. O pai do protagonista, também chamado Joventino, desapareceu durante uma caçada. O peão procurou muito pelo patriarca, mas nunca o encontrou.
Anos depois, Zé Leôncio se torna um fazendeiro rico. Ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) durante uma viagem ao Rio de Janeiro e se apaixona. Os pombinhos voltam juntos para o Pantanal e a mulher engravida.
Depois do nascimento de Jove, Madeleine decide que não quer mais ficar na região e foge para o Rio de Janeiro com a ajuda de Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler), levando o filho do casal.
Jove só se reaproxima do pai quando já está adulto. Ele vai até o Pantanal para reencontrar o patriarca, mas os dois se desentendem. É então que ele conhece Juma Marruá e se apaixona.
Família Marruá – História da novela Pantanal
Maria e Gil (Enrique Diaz) chegaram ao Pantanal procurando por um terra em que pudessem viver – eles perderam todos os filhos em conflitos com fazendeiros no Paraná.
A mulher engravida novamente e então nasce Juma. Entretanto, Gil é assassinado por grileiros, e Maria precisa criar a filha sozinha. Posteriormente, ela acaba sendo morta também e Juma fica órfã.
Maria tem um poder sobrenatural: ele se transforma em onça-pintada quando se sente ameaçada e Juma herda o poder da mãe.
Na segunda fase da trama, Juma conhece Jove e o os dois se apaixonam. O casal precisa atravessar as diferenças sociais e culturais para viver o romance.
O Velho do Rio
Outro personagem icônico é o Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado no remake. O homem é um curandeiro que ajuda as pessoas atacadas por uma cobra venenosa típica da região e também guia quem se perde por lá. Além disso, ele atua como um guardião das belezas naturais do Pantanal.
Reza a lenda que o Velho do Rio também tem um poder sobrenatural e consegue se transformar na maior sucuri da região. Há pessoas que acreditam que ele possa ser Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.
Tenório e Maria Bruaca
Tenório (Murilo Benício) é o vilão da novela. Ele é casado com Maria (Debora Bloch), a quem apelidou de ‘Maria Bruaca’. Os dois têm uma filha, a sensual e independente Guta (Julia Dalavia).
Ao longo da história, é revelado que Tenório tem ligação com a morte dos pais de Juma. Ele também está na mira de forasteiros que buscam vingança.
Um dos grandes momentos da narrativa é quando o vilão descobre que Maria Bruaca mantém um caso com o peão Alcides (Juliano Cazarré) e arma um plano para decepar o órgão genital do amante de sua mulher.
Filó e Tadeu – História da novela Pantanal
Filó (Letícia Salles/Dira Paes) é o braço direito de José Leôncio. Ela tem um filho, Tadeu (José Loreto), que é afilhado do fazendeiro. A verdade, porém, é que o rapaz é filho do peão e esse é um segredo guardado a sete chaves. Sendo assim, Tadeu é irmão de Jove.
A relação entre Filó e José Leôncio é revelada ao longo da novela e também o porquê deste segredo ter sido guardado por tanto tempo.
Assista ao vídeo com o teaser da novela, divulgado pela Globo.
https://www.youtube.com/watch?v=kHhJlL4d5Vo