História da novela Fuzuê: o enredo da substituta de Vai na Fé

Folhetim é de Gustavo Reiz.

Com suas primeiras cenas já em processo de gravação nos estúdios da Globo, a novela Fuzuê vai ganhando forma para substituir Vai na Fé na faixa das 19h enquanto o folhetim de Rosane Svartman caminha em direção a sua reta final. Criada por Gustavo Reiz, que trabalha em seu primeiro folhetim para o canal, a trama contará com um tesouro perdido, um desaparecimento misterioso, triângulo amoroso e a busca de duas irmãs.

Qual a sinopse da novela Fuzuê

A história da novela Fuzuê discutirá relações familiares, desejos e realizações pessoais usando a jornada de duas garotas que não sabem que são irmãs. A mocinha desta trama é Luna (Giovana Cordeiro), uma mulher simples que produz biojoias e vive no Bairro de Fátima, no centro do Rio de Janeiro. Ela está atrás de sua mãe, a ex-cantora Maria Navalha (Olivia Araújo), que desapareceu sem deixar qualquer rastro e foi vista por último na loja Fuzuê, que pertence ao ex-feirante Nero de Braga e Silva (Edson Celulari).

Excêntrico, Nero é pai de Miguel (Nicolas Prattes), um advogado que acabou de deixar Portugal e retornou ao Brasil. Ao conhecer Luna, ele tem um grande papel na busca pela mãe da moça, o que acaba aproximando a dupla. O interesse romântico entre eles é atrapalhado pelo triângulo amoroso com o cantor sertanejo Jefinho Sem Vergonha (Micael Borges), que mantém uma relação cheia de idas e vindas com Luna.

Do outro lado dessa história está a antagonista da novela Fuzuê, a bela e poderosa Preciosa, empresária vivida por Marina Ruy Barbosa. Filha de Bebel Montebello (Lilia Cabral) com Cesar Montebello (Leopoldo Pacheco), sua trajetória começa quando ela recebe a herança do pai. Em meio a papelada, ela descobre duas informações essenciais: a primeira é a localização de um tesouro perdido e a outra é que tem uma irmã de quem nunca ouviu falar, ninguém mais, ninguém menos que Luna.

Preciosa é casada com o deputado Heitor (Felipe Simas), um homem manipulador que só quer saber de poder e dinheiro. Esta é a segunda vez que Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas interpretam um casal nas telinhas. Em 2015, a dupla fez sucesso com os mocinhos Eliza e Jonatas em Totalmente Demais, de Rosane Svartman e Paulo Halm.

A novela Fuzuê está prevista para estrear no dia 14 de agosto de 2023. O folhetim de Reiz vai permanecer nas telinhas até o primeiro semestre de 2024.

Atores
Os atores giovana cordeiro (à esquerda), nicolas prattes (centro) e marina ruy barbosa com felipe simas (à direita) caracterizados como os personagens da história da novela fuzuê – foto: reprodução/instagram/@tvglobo/@cordeirogi/@nicolasprattes/divulgação/globo/fábio rocha

 

Confira – Novela Fuzuê elenco: quem é quem na substituta de Vai na Fé

Quem é o autor da novela Fuzuê?

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, o autor Gustavo Reiz tem 41 anos de idade e escreve novelas, séries, livros e peças. Sua estreia na televisão foi em 2005, com a novela Os Ricos Também Choram para o SBT. A história se inspirava em uma trama mexicana de mesmo nome e tinha como protagonista a atriz Thaís Fersoza.

Pouco tempo depois, em 2007, ele migrou para a Record TV e fez parte do time de escritores da novela Luz do Sol. Seu primeiro projeto solo na emissora foi a minissérie bíblica que contou a história de Sansão Dalila, em 2011.

Nos anos seguintes, Gustavo Reiz permaneceu na Record e trabalhou ao lado de Marcílio Moraes na série Fora de Controle (2012), que mostrava o universo das investigações policiais do Rio de Janeiro. No ano seguinte, ele estreou sua primeira novela no canal, Dona Xepa, baseada na peça homônima de Pedro Bloch que contava a história de uma humilde feirante interpretada por Ângela Leal.

Após escrever roteiros para a série Milagres de Jesus (2014), o autor Gustavo Reiz entregou suas duas últimas novelas para a emissora de Edir Macedo: Escrava Mãe e Belaventura.

A primeira delas foi lançada entre 2016 e 2017 e contava a história da escrava Juliana (Gabriela Moreyra), moça que foi criada com Teresa (Roberta Gualda) e Maria Isabel (Thais Fersoza), filhas do coronel Custódio (Antônio Petrin). Já seu último trabalho no canal foi ao ar entre 2017 e 2018 e se passava no século 15, mostrando uma disputa de trono e guerras por territórios em um lugar chamado Belaventura.

Gustavo Reiz foi contratado pela TV Globo em 2019, mas a pandemia do covid-19 paralisou o setor de dramaturgia da emissora durante um período, o que acabou adiando os projetos do autor. Só que agora em 2023 é que o niteroiense faz sua estreia no canal com a história da novela Fuzuê, que marcará a faixa das 7 nos próximos meses.

Próximas estreias na TV Globo

Além da novela Fuzuê, a TV Globo tem outras estreias já confirmadas para os próximos meses. Algumas se tratam de reprises, como na faixa Edição Especial, e as demais são inéditas.

Mulheres de Areia: folhetim estrelado por Gloria Pires em 1993, a obra de Ivani Ribeiro vai substituir Chocolate com Pimenta na faixa Edição Especial e estreia no dia 26 de junho.

Remake de Elas por Elas: baseada na obra de 1992 de Cassiano Gabus Mendes, a produção está prevista para assumir a faixa das 18h no fim de setembro, no lugar de Amor Perfeito.

Remake de Renascer: a nova versão de Renascer, obra de 1993 de Benedito Ruy Barbosa está prevista para substituir Terra e Paixão na faixa das 21h em meados de janeiro de 2024.

A Vovó Sumiu (título ainda provisório): de Daniel Ortiz, o folhetim tem previsão de ocupar a faixa das 19h em 2024, depois da novela Fuzuê.

Leia também – Johnny Massaro vai sair de Terra e Paixão; entende o motivo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes