Germana e Licurgo vão sair de Nos Tempos do Imperador
Processo de caracterização tornou inviável a participação dos personagens

Está chegando ao fim a participação de Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) em Nos Tempos do Imperador. O casal trapaceiro vai sair de cena em breve da novela das seis, e por um motivo específico. Os personagens vão morrer por volta do capítulo 35 de Nos Tempos do Imperador, quando devem completar 100 anos de idade. A última cena do casal pilantra será em suas covas
Por que Germana e Licurgo vão sair de Nos Tempos do Imperador?
Quem assistiu a novela Novo Mundo, exibida em 2017, deve se lembrar de Germana e Licurgo em sua fase adulta. Os dois voltaram para Nos Tempos do Imperador idosos e foram alguns dos poucos personagens que sobreviveram à passagem de tempo de mais de 30 anos entre as duas histórias. Mas em breve, os dois encerram suas jornadas.
O processo de caracterização de Germana e Licurgo na novela se tornou praticamente impossível com os novos protocolos de segurança contra o coronavírus. Para que os atores possam se transformar nos asquerosos personagens são gastas 3 horas, o que torna a participação dos dois inviável em tempos de pandemia.
Os autores da trama, Alessandro Marson e Thereza Falcão, relevaram que tiveram que fazer adaptações pela questão sanitária. Uma delas é corte dos dois personagens que tem movimentado a crítica do público.
Cenas que teriam aglomeração foram cortadas também. ” Tem algumas mudanças, claro. Por exemplo, o Cassino (um dos núcleos da novela) não poderá “bombar” em momento nenhum. São adaptações que fomos fazendo”, revela a autora.

Como é a caracterização dos personagens Germana e Licurgo?
Para que os atores consigam se transformar nos donos da Estalagem dos Portos o processo é bastante longo. Pasmanter usa uma peruca inteira grisalha, além de ter manchas no rosto e dentes podres. Licurgo também está com uma aparência bem desgastada, com psoríase na cabeça. Germana e Licurgo de nos Tempos do Imperador estão bem diferentes da primeira aparição dos dois, em Novo Mundo.
“Eu raspei a cabeça para podermos colar uma tela com os fios compridos e finos por cima da maquiagem da psoríase capilar. Todo o rosto, pescoço e mãos são feitos com um material semelhante a látex que é esticado na pele. A equipe aplica e vai usando secador em cada pedaço para enrugar. Depois, vem uma maquiagem em cima disso para reproduzir veias, manchas, verrugas, alergias etc. Ainda coloco pelos no peito, nas orelhas e nas sobrancelhas, além de prótese dentária” disse Guilherme Piva em entrevista à Patrícia Kogout, do jornal O Globo.
Veja o vídeo da maquiagem de Licurgo
