8 filmes sobre mulheres fortes e empoderamento feminino

Veja uma lista com várias narrativas que visam o protagonismo feminino nas telas e servem de inspiração.

O sucesso profissional e prestigio costumam, muitas vezes, estar relacionado a homens. Quando o assunto é cinema, o mesmo se repete, ou seja, vemos muitas narrativas exaltando conquistas masculinas e poucos filmes sobre mulheres fortes e com protagonismo feminino. Entretanto, existem histórias que mostram outra visão e servem de inspiração para o público feminino.

Filmes sobre mulheres fortes

Ainda não são muitas as narrativas que contam com protagonismo feminino. Por isso, selecionamos alguns documentários e filmes com histórias reais de mulheres fortes, que além de se tornarem bem sucedidas viraram também uma inspiração para outras. Confira a lista:

The Director – Uma criadora na Gucci

Esse documentário nos traz a história de Frida Giannini, uma das únicas mulheres a assumir a direção criativa da grife italiana. Portanto, é uma inspiração para mulheres que querem empreender e, principalmente, ocupar ambientes de prestigio e cargos altos, que costumam ser designados a homens.

Coco antes de Chanel – Filmes sobre mulheres fortes

O filme documentário conta a vida de uma das maiores estilistas da história, Coco Chanel. Desde cedo, Chanel queria mudar o curso das criações da moda feminina, visando unir elegância e conforto. Conseguiu concretizar suas ideias e ficou conhecida como um ícone no mundo todo. É um filme inspirador, pois relata como uma mulher conseguiu revolucionar o mercado da moda e o tornar mais libertador para mulheres.

Erin Brockovich: Uma mulher de talento

O filme estrelado por Julia Roberts foi baseado na história verídica de Brockovich, que atualmente é presidente de uma consultoria e trabalha como ativista ambiental. Erin trabalha em um pequeno escritório de advocacia quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes e começa a investigar o assunto. Então, ela consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, conquistando um processo de 333 milhões de dólares.

Estrelas Além do Tempo

Esse filme bibliográfico conta a vida de três mulheres negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que trabalham na NASA, durante a guerra fria nos Estados Unidos. O mostra filme como questão de gênero e raça era segregacionista na época. Contudo, apesar das dificuldades, essas mulheres conseguiram driblar os preconceitos e mostrar sua competência e talento em um ambiente racista.

Walker – Netflix

Essa é, na verdade, uma minissérie inspirada na vida de Madam C.J. Walker, empreendedora e a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos. Produzida pela Netflix, são quatro episódios que contam a trajetória dessa empresária que quebrou barreiras e preconceitos. Ainda que existam alguns elementos ficcionais na série, a história é baseada na vida real de Walker, além de ser considerada uma inspiração para mulheres fortes em todo o mundo.

Diana Vreeland: The Eye Has to Travel

Esse documentário, de 2011, conta sobre a editora da revista Vogue americana e da Harper’s Bazaar, Diana Vreeland, que também é considerada umas das mais influentes personalidades do mundo da moda. Um documentário inspirador sobre uma mulher que conquistou um espaço no mundo da moda. O filme foca em sua carreia e suas conquistas profissionais, e ainda conta com depoimentos de pessoas que trabalharam com a editora, como o estilista Manolo Blahnik.

A Dama de ferro

O drama conta a história de Margaret Thatcher, a primeira mulher a ser eleita para ocupar o cargo de primeira-ministra na história do Reino Unido, em 1979. O longa, estrelado por Meryl Streep, foca no desenvolvimento da carreira política da famosa “dama de ferro”, assim como em suas relações afetivas e familiares. Essa história é inspiradora, pois fala sobre a ascensão da mulher na politica, um ambiente que até hoje é predominantemente masculino.

Varda por Agnès

Esse documentário é uma autobiografia, produzido e dirigido pela própria Agnès Varda. Nele a artista conta sua história como fotografa, cineasta e artista. Além disso, Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico.

Filmes sobre mulheres fortes – Bônus: The Post, a guerra secreta.

O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Kat Graham, dona do jornal “The Washington Post”. O longa metragem mostra sua luta e coragem, além de força de vontade, em assumir um negócio que sempre esteve nas mãos de homens de sua família, mas era seu por direito.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes