Filho de Almir Sater em Pantanal canta Trem do Pantanal e emociona

Gabriel Sater vive personagem que foi de seu pai e solta a voz como Trindade na trama.

O filho de Almir Sater em Pantanal já encantou o público ao se apresentar em rodas de viola durante a trama e ter um duelo com o pai na novela. Agora, o cantor Gabriel Sater emocionou mais uma vez os telespectadores. Desta vez, o músico trouxe uma versão da canção “Trem do Pantanal” para o folhetim em parceria com Guito, intérprete de Tibério, que também é cantor na vida real.

Filho de Almir Sater em Pantanal e Guito encantaram público da novela

José Leôncio promoveu uma roda de viola em homenagem à chegada de Mariana (Selma Egrei) ao pantanal. A mãe de Madeleine e Irma deixou o conforto de seu casarão no Rio de Janeiro e partiu para a fazenda do pecuarista ao lado de seu mordomo Zaquieu (Silvero Pereira). Durante a fogueira e cantoria, o filho de Almir Sater, que vive Trindade na novela, tocou a canção “Trem do pantanal”, uma das mais amadas pelos mato-grossenses.

Composta por Paulo Simões e Geraldo Roca nos anos 1970, a canção foi gravada primeiro pela artista baiana Diana Pequeno na década de 80. Porém, a música se popularizou com a versão de Almir Sater, também lançada nos anos 1980. Sérgio Reis também já regravou a música, assim como outros artistas do meio sertanejo.

Nas redes sociais, o momento emocionou os fãs do folhetim das 21h da TV Globo. O assunto ganhou diversos comentários e elogios. “Simplesmente uma versão espetacular de Trem do Pantanal”, disse um telespectador. “Eu simplesmente amo todas as músicas que o Almir Sater canta na voz do Gabriel Sater. Ele cantando Trem do Pantanal fez eu ganhar minha noite”, contou outro. “Coisa mais linda o Tibério e o Trindade cantando Trem do Pantanal”, disse mais um.

Veja como foi a cena:

De quem é a música Trem do Pantanal?

Embora tenha ganhado status nacional na voz de Almir Sater, a música Trem do Pantanal foi composta por Paulo Simões e Geraldo Roca.

O artista, que é carioca e mora em Mato Grosso do Sul desde a infância, também é autor de canções famosas, como Sonhos Guaranis e Comitiva da Esperança. Em 2017, Paulo foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a canção D de Destino, produção em parceria com Almir Sater e Renato Teixeira.

Geraldo Roca também é um dos nomes mais famosos da música do Mato Grosso do Sul. O compositor faleceu em dezembro de 2015, aos 61 anos de idade. Outras canções que também levaram o nome de Geraldo e ficaram famosas são Mochileira, Dona Música e Polca Outra Vez”.

Letra da música Trem do Pantanal, canção que o filho de Almir Sater em pantanal cantou com Guito:

Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
As estrelas do cruzeiro fazem um sinal
De que este é o melhor caminho
Pra quem é como eu, mais um fugitivo da guerra

Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
O povo lá em casa espera que eu mande um postal
Dizendo que eu estou muito bem vivo
Rumo a Santa Cruz de La Sierra

Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
Só meu coração está batendo desigual
Ele agora sabe que o medo viaja também
Sobre todos os trilhos da terra

Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
Só meu coração está batendo desigual
Ele agora sabe que o medo viaja de trem
Sobre todos os trilhos da terra

Rumo a Santa Cruz de La Sierra
Sobre todos os trilhos da terra

Compositores
Filho de almir sater em pantanal canta música composta por paulo simões (à esquerda) e geraldo roca (à direita) – foto: reprodução/site paulo simões/facebook/@geraldoroca

Ainda existe o trem do pantanal?

O trem do pantanal citado na música que cantou o filho de Almir Sater em Pantanal não existe mais. A linha ligava o estado de Mato Grosso do Sul a diversas regiões, e até mesmo a países vizinhos, mas foi desativado de vez em 1996. O desmonte do projeto começou alguns anos antes.

Em 1993, o trecho entre Bauru (SP) e Campo Grande (MS) deixou de existir. Dois anos depois, foi desativado a linha que levava passageiros de Campo Grande a Corumbá – ambas regiões do mesmo estado – uma das mais procuradas por turistas que queriam conhecer o pantanal.

Depois disso, veio ao fim a última linha do “trem do pantanal”, a que circulava entre Campo Grande e Ponta Porã, cidade que na fronteira com o Paraguai. O projeto ficou em operação durante 90 anos.

Leia também

Quem vai ganhar a sela de prata na novela Pantanal 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes