Vote: qual a melhor novela da Globo de todos os tempos?
Há diversos folhetins que ficaram marcados na memória dos espectadores brasileiros. Qual o seu favorito?
As tramas exibidas na faixa 21h são responsáveis por elevarem a audiência da Rede Globo – Roque Santeiro, por exemplo, exibida em 1985, atingiu picos de 100% de audiência, segundo a TV História. Por mais que os anos passem, há novelas e personagens que ficam pra sempre na memória dos espectadores. O DCI quer saber: qual a melhor novela da Globo? Vote na enquete e dê sua opinião.
As novelas reunidas abaixo foram selecionadas de acordo com a audiência.
Vale Tudo (1988)
Sucesso do final da década de 80, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères cativou a audiência sobre o mistério do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), que fez com que o Brasil parasse para desobrir a identidade do responsável pela morte. Foram 61 pontos de média no ibope.
Melhor novela da Globo: Roque Santeiro (1985)
Roque Santeiro fez história na Rede Globo: o folhetim atingiu média de 67 pontos de audiência, e até hoje, não foi superado por nenhuma outra obra da emissora. No último capítulo, a trama de Aguinaldo Silva chegou a alcançar 100 pontos – um marco histórico jamais visto e nunca superado.
Melhor novela da Globo: Rainha da Sucata (1990)
Exibida em 1990, Rainha da Sucata atingiu surpreendentes 61 pontos de audiência. As extravagâncias de dona Armênia (Aracy Balabanian) e Maria do Carmo (Regina Duarte) à prepotente Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) conquistaram o público na época.
Renascer (1993)
Renascer também está no top 10 novelas de maior audiência dos anos 90. Foram 60 pontos de audiência durante sua exibição, de 8 de março e 14 de novembro de 1993.
O Rei do Gado (1996)
Outro grande sucesso da emissora foi O Rei do Gado, exibida em 1996 pela emissora. A trama atingiu 51.81 pontos na primeira vez que foi ao ar e está em sua terceira reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
A trama de Benedito Ruy Barbosa gira em torno da rivalidade entre os Mezengaz e Berdinazzis, até Giovanna (Letícia Spiller) e Henrico (Leonardo Brício), de famílias rivais, se apaixonam. Impedidos de viver o amor que sentem um pelo outro, eles fogem juntos. Da união nasce Bruno (Antônio Fagundes), que na segunda fase da trama se torna um rico fazendeiro.
Melhor novela da Globo: O Clone (2001)
O Clone, grande sucesso da Globo nos anos 2000, se despediu da audiência com 60 pontos de ibope. A história de Lucas e Jade fez grande sucesso na TV brasileira na ocasião.
Senhora do Destino (2004)
Quem não se lembra da carismática vilã Nazaré Tedesco? Senhora do Destino conquistou o título de novela de maior audiência da Globo desde 1996, com o Rei do Gado. A trama de Aguinaldo Silva. teve média de 50,4 pontos.
Caminho das Índias (2009)
O triângulo amoroso entre os personagens de Márcio Garcia, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, criado por Gloria Perez, rendeu a média de 38.59 pontos de audiência. Caminho das Índias foi o primeiro folhetim brasileiro a vencer o Emmy Internacional.
Insensato Coração (2011)
A história de amor entre Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira) conquistou o coração de audiência e garantiu média de 35.78 pontos para a Globo.
Fina Estampa (2011)
A trama de Aguinaldo Silvia conquistou a maior audiência da década de 2010, com 39.04 pontos de média de audiência. A saga de Griselda (Lilia Cabral), também conhecida como Pereirão, despertou a simpatia do público com a trajetória da protagonista, que vai de “faz-tudo” a ricaça ao ganhar na loteria.
Avenida Brasil (2012)
O Brasil parou para acompanhar a história de Rita (Débora Falabella) e sua madrasta Carminha (Adriana Esteves). Até hoje, a trama rende memes nas redes sociais – um dos momentos mais lembrados é a cena em que Rita grita para a madrasta: “Me serve, vadia. Me serve!”. Foram 38.71 pontos de média.
Melhor novela da Globo: Amor à Vida (2013)
A trama do vilão Felix, interpretado por Mateus Solano, rendeu a Globo 44 pontos, maior ibope desde Avenida Brasil.
Império (2014)
Império também rendeu bons frutos para a emissora. O folhetim de Aguinaldo Silva venceu o Emmy Internacional e registrou média de 33 pontos. Em 2021, a trama foi reprisada pela emissora durante a pandemia de covid-19, que impossibilitou a gravação das novelas inéditas.
O Outro lado do Paraíso (2017)
“Vocês não sabem o prazer que está de volta”, bordão de Clara (Bianca Bin), ficou marcado na teledramaturgia brasileira. Foram 38.23 pontos de média em sua exibição de 2017 a 2018.
A Força do Querer (2017)
A Força do Querer foi exibida pela primeira vez em 2017 e reprisada em 2020, na Rede Globo. Em sua exibição original, a trama de Gloria Perez, fez 35.66 na média de audiência.
A Dona do Pedaço (2019)
A trama de Walcyr Carrasco garantiu média geral de 35,97 pontos em seus 161 capítulos. A novela contou a história da boleira Maria da Paz e sua queda de braço com a filha, Josiane.
Pantanal (2022)
Um dos maiores sucessos recentes, Pantanal ganhou um remake em 2022 na Globo, adaptado por Bruno Luperi. A releitura da história de Juma Marruá (Alanis Guillen) e José Leôncio (Marcos Palmeira) teve ampla repercussão nas redes sociais e fechou com 29,65 pontos.
Em primeiro lugar Roque Santeiro, depois O outro lado do Paraíso
VALE TUDO! UM ABSURDO ESTAR DE FORA DA VOTAÇÃO! 🙁
Para mim é,e sempre será a novela marcante dos anos 90 a novela renascer
O Clone e a Dona do Pedaço.
Amor a vida!
Queria muito reviver essa trama.
Sou muito fã de novelas inclusive das tv Globo pra mim todas que estão aí são maravilhosas mas renascer para é e sempre será a novela
Renascer
Uma votação sem Vale Tudo, nem deveria existir.
Para mim nada se compara à inesquecível CAMINHO DAS INDIAS
Senhora do Destino
Amor à Vida
Caminho das índias
E uma que não está aí é O Profeta
Caminho das índias.
Rainha sucata.
Gostaria de rever irmãos coragem , que rei sou eu, selva de pedra
O outro lado do paraíso e amor à vida pra mim foram as melhores.
Gostaria de rever irmãos coragem , que rei sou eu, selva de pedra
As melhores são:
1º O REI DO GADO
2º CHOCOLATE COM PIMENTA
3º DA COR DO PECADO