De quem é a série 1899, nova produção da Netflix

Produção tem causado polêmica por causa de declarações de autora brasileira.

Lançamento da Netflix, a série 1899 tem dado o que falar desde que entrou no catálogo do streaming. A produção assume um dos almejados lugares do Top 10 de mais assistidos da plataforma, mas também tem vivido momentos polêmicos nos últimos dias. A série foi bem recebida por ser dos autores da aclamada Dark, mas a dupla vem sendo acusada de plágio.

+8 filmes parecidos com Enola Holmes para assistir

Quem são os autores da série 1899?

A série 1899 já era bastante aguardada pelos fãs de ficção científica e suspense por causa de seus autores. A produção é uma obra de Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da série Dark, que fez muito sucesso na Netflix nos últimos anos.

Baran bo Odar é natural da Suíça, mas cresceu na Alemanha, e tem 44 anos. Além de roteirista, ele também é diretor e produtor. Baran esteve na cadeira de direção dos episódios da série 1899, assim como fez com Dark.

Além destes trabalhos, ele também é conhecido pelos filmes Crimes na Madrugada (2017), Invasores: Nenhum Sistema Está Salvo (2014) e Das letzte Schweigen (2010), produção que lhe rendeu vitória em uma das categorias de direção do reconhecido Palm Springs International Film Festival de 2011 e a indicação de melhor filme na premiação alemã German Film Critics Association Awards no mesmo ano.

Sua parceira Jantje Friese é alemã e tem 45 anos de idade. Roteirista e produtora de cinema, as séries Dark e 1899 não foram a primeira empreitada ao lado de Baran. Ela trabalhou no roteiro de Invasores: Nenhum Sistema Está a Salvo (2014), foi produtora de Das letzte Schweigen, além do curta Quietsch, que também leva a direção de Baran.

Além destes trabalhos, ela também fez parte do elenco de dois curta-metragens, Annaottoanna (2004) e Poppen (1999).

Até então restritos ao cenário cinematográfico europeu, a série Dark os colocou no mapa mundial. A produção alemã chegou ao catálogo da Netflix em 2017 e trazia uma trama cheia de reviravoltas. A história começava no desaparecimento de um menino de uma cidade alemã, o que acaba levando a outros eventos intrigantes que envolvem até viagem no tempo.

A produção fez sucesso e acabou conquistando mais duas temporadas. A série foi finalizada em 2020 e deixou muitos fãs com saudade. Por isso, os anúncios de que a nova série da dupla, 1899, estava a caminho deixou muita gente ansiosa pela estreia.

Autores
Jantje friese e baran bo odar, criadores da série 1899 – foto: reprodução/divulgação/instagram/@1899netflix

Brasileira acusa série de plágio

No dia 20 de novembro, poucos dias após a estreia da série 1899 no catálogo da Netflix, a cartunista brasileira Mary Cagnin foi ao Twitter para fazer um desabafo. Ela acusou a obra de Baran bo Odar e Jantje Friese de plagiar seu material, o quadrinho Black Silence.

“Estou em choque. O dia que descobri que a série 1899 é simplesmente idêntico ao meu quadrinho Black Silence, publicado em 2016”, escreveu a autora.

Entre as similaridades, ela citou alguns símbolos utilizados na trama da produção, como uma pirâmide preta. Assim como as mortes no navio e a tripulação multinacional (há diversas nacionalidades e línguas entre os personagens).

“As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas”, destacou.

A autora cita a possibilidade de os autores europeus terem tido contato com seu trabalho pois em 2017 foi convidada a participar de uma Feira do Livro em Gotemburgo, na Suécia, além de disponibilizar a obra online em inglês.

Mary revelou estar abalada com a situação e que já chorou muito. A cartunista disse que sempre foi seu sonho ser reconhecida mundialmente e que as circunstâncias a deixaram de coração partido.

Veja as acusações e comparações:

Nesta manhã de segunda-feira, o autor Baran bo Odar falou sobre o assunto em sua conta oficial na rede social Instagram e escreveu: “como já mencionei em meu post anterior: Infelizmente não conhecemos a artista [brasileira], nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas como nos sentimos como artistas. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio”. (tradução livre do inglês)

+Novo plano da Netflix custa R$ 18 e terá anúncios como na TV

Qual é a história da série 1899?

A série 1899 segue uma trama de mistério sobre um grupo de pessoas que está a bordo de um luxuoso navio, o Kerberos. Mais de mil pessoas, entre passageiros e tripulação, navegam pelo oceano rumo a Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, o capitão da embarcação muda de ideia ao longo do caminho e deixa todos aflitos.

Depois de receberam sinais misteriosos do Prometheus, navio que sumiu há 4 meses, o capitão muda a roda para encontra-lo. Por lá, apenas um menininho é encontrado. Após o evento, situações estranhas começam a afetar os passageiros no Kerberos, como mortes e fatores inexplicáveis.

Assista ao trailer e confira os detalhes da história:

Leia também

+Série sobre a Rainha Elizabeth II: como assistir The Crown e outros títulos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes