Votação do BBB 24 no Gshow mudou e vai pedir CPF ; entenda
Nova temporada do reality show estreia em janeiro
O BBB 24 vai colocar um fim nos mutirões puxados por fãs de participantes do reality show. Nesta quinta-feira, 24, durante um evento de lideranças da Globo, a emissora anunciou que a próxima edição do programa terá uma mudança no esquema de votação, limitando a um voto por CPF no Gshow.
Como vai ser a votação do BBB 24
Na próxima edição do BBB, o público terá o direito de votar de duas formas diferentes: Voto da Torcida e Voto Único. Cada modelo terá o peso de 50% e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos. Outra novidade divide o jogo em duas fases: em uma primeira etapa, os usuários votam em quem desejam que permaneça na casa. O menos votado é eliminado. Já na segunda fase, a votação será para eliminar um jogador.
O objetivo é evitar que fãs usem robôs e façam mutirões para manter seus participantes favoritos na casa, “sequestrando” a dinâmica do jogo como aconteceu nos últimos anos.
Nas últimas edições, grande parte do público reclamou nas redes sociais de que fã-clubes estariam trapaceando nas votações e tornando campeões, ou ajudando a chegar até a final, brothers que não eram populares entre a maior parte da audiência.
Os internautas também sugeriram que a única forma de evitar que isso acontecesse era se a emissora adotasse ao voto por CPF – o que foi feito.
A imagem da apresentação feita no Conexão Liderança, que mostra a mudança na votação, foi feita pelo jornalista Ricardo Souza, presente no evento, e publicada em sua conta no Twitter. A Rede Globo ainda não anunciou oficialmente o novo esquema ao público, o que deve acontecer em breve.
O BBB 24 estreia em janeiro, em data que ainda será anunciada pela emissora, sob o comando do apresentador Tadeu Schmidt. O programa volta a realizar o formato de Camarote e Pipocas, dividindo o elenco entre famosos convidados pela produção e anônimos inscritos.
O programa já passou por algumas mudanças na edição deste ano. Foi adicionado o “Poder Coringa”, que dá um benefício no jogo para quem arrematá-lo, além de ter aumentado o prêmio – a cada palpite correto sobre a eliminação da semana, o valor pago ao campeão subia. A vencedora Amanda levou para casa R$ 2,9 milhões, o maior prêmio da história do Big Brother Brasil.
Paredões com o maior número de votos do Big Brother Brasil
O voto por CPF vai acabar com os mutirões, mas também deve colocar um fim nos recordes de votações. Em 2020, o programa entrou para o Guinness Book, livro de recordes de maior prestígio do mundo, ao receber 1,53 bilhão de votos no paredão entre Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez. Relembre as maiores votações da história do BBB:
1º: Manu Gavassi x Felipe Prior x Mari Gonzalez (BBB 20): 1,53 bilhão de votos
2º: Arthur Aguiar x Paulo André x Douglas Silva (final do BBB 22): 730 milhões de votos.
3º: Jade Picon x Arthur Aguiar x Jessilane (BBB 22): 698 milhões de votos.
4º: Juliette x Rodolffo Matthaus x Sarah (BBB 21): 654 milhões de votos.
5º: Juliette x Camilla de Lucas x Fiuk (final do BBB 21): 633 milhões de votos.
6º: Carla Diaz x Fiuk x Rodolffo Matthaus (BBB 21): 535 milhões de votos.
7º: Juliette x Camilla de Lucas x Gil do Vigor (BBB 21): 514 milhões de votos.
Veja: Vem BBB 24? Ex-BBB Dicesar quer notado por Boninho de novo