Casa da Princesa Isabel: onde ela morou com Gastão após o casamento
Imóvel fica em Petrópolis e foi onde nasceu dois filhos da herdeira

Em Nos Tempos do Imperador, Isabel (Giulia Gayoso) acaba de se casar com Gastão (Daniel Torres). Após a união, os dois devem continuar morando no Rio de Janeiro, assim como na vida real. A casa da verdadeira Princesa Isabel está localizada em Petrópolis, e está de pé até hoje.
Como era a casa da Princesa Isabel?
A casa da Princesa Isabel pertenceu primeiramente ao Barão do Pilar, um fazendeiro membro da primeira diretoria do Banco do Brasil. Foi em 1876 que a herdeira do trono e seu marido, o Conde D’Eu, compraram a residência. O imóvel está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com vista para a Catedral de São Pedro de Alcântara, a casa é grandiosa e possui um jardim.
O frontão ostenta o monograma G.I., de Gastão & Isabel.
A construção, em estilo neoclássico, foi pintada em tom de tijolo característico das residências pertencentes à família imperial do Brasil durante o período imperial brasileiro (1822-1889)
Foi lá que nasceram os dois primeiros filhos da herdeira do trono, Pedro de Alcântara e Luís Maria, e onde foi tirada a última foto da família imperial no Brasil antes de terem sido forçados a irem para o exílio.
Após a proclamação da república, o imóvel passou a ser ocupado por delegações diplomáticas. Hoje, a Casa da Princesa Isabel não está aberta para visitas internas, somente externas, mas já recebeu eventos como casamentos e exposições. Para ver a casa somente pelo lado de fora, a entrada é franca.


Palácio da Guanabara também foi casa da Princesa Isabel

O que poucos sabem é que um ano após se casar, já em 1865, o Palácio da Guanabara no Rio de Janeiro também tornou-se a residência da Princesa Isabel e de seu esposo, o Conde d’Eu. O local ficou conhecido como Paço Isabel e existe até hoje na Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio.
O imóvel pertenceu à princesa Isabel e a família Imperial até a proclamação da República, em 1889, quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União.
Descendentes da família imperial tentaram recuperar a construção em um briga judicial que durou 125 anos. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o palácio pertence à União.
A família real nunca recebeu uma indenização pela desapropriação.
Nos Tempos do Imperador
A atual novela das seis da Globo retrata o reinado de Dom Pedro II (Selton Mello) e sua relação com sua família. Atualmente na trama, Isabel está casada com Gastão, e Leopoldina (Bruna Griphao) está prestes a se unir a Augusto (Gil Coelho).
Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo. Todos os capítulos ficam salvos no GloboPlay após a exibição.