Bruno Luperi explica o que muda no Remake de Renascer

Versão original contava com poucos capítulos na primeira fase.

O remake de Renascer vai trazer nostalgia para quem acompanhou a trama de 1993, mas contará com mudanças. As diferenças terão início logo na 1ª fase, que contará com mais capítulos. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, 12, o autor Bruno Luperi e a atriz Juliana Paes explicaram o que o público pode esperar.

Mudanças na primeira fase do remake de Renascer

A primeira fase do remake de Renascer terá 13 capítulos e não 5 como na versão de 1993. Essa mudança vai fazer com que o folhetim contextualize melhor o universo da história e explore mais os personagens, segundo contou o responsável pela releitura, o autor Bruno Luperi.

O neto de Benedito Ruy Barbosa explicou que a trama de Renascer pedia por uma atualização, já que o contexto econômico do cenário da plantação de cacau é muito diferente nos dias de hoje do que na época em que a novela original foi ao ar.

O autor disse que agora o público poderá desfrutar mais da presença de alguns personagens que só aparecem na primeira fase, e além disso, 30 anos se passaram entre uma versão e outra, então certos são tratados de maneira diferentes na sociedade. “Não se tinha consciência na sociedade de como o patriarcado era dominante”, exemplificou.

Embora seja necessário a mudança em uma releitura, o autor ainda afirmou na coletiva que a alma da história continua: “o tempo mudou, mas a essência é a mesma”. Luperi tem uma relação muito íntima com a obra do avô, pois viu de perto a produção da novela. Na época com 5 anos de idade, ele pôde ver partes das filmagens e conseguiu conferir as ideias de Benedito saírem do papel e se tornarem realidade. “Acho que com Renascer, meu avô chegou no ápice como novelista”, elogiou.

O roteirista também lembrou de Pantanal, outra novela do avô que ele foi responsável por cuidar do remake, em 2022, e explicou que a releitura da obra da Manchete sempre estará em seu coração por ser seu primeiro folhetim solo, mas que seu amor por Renascer é o mesmo: “cada novela é diferente, um filho, não tem amor maio ou menor”.

Entre as mudanças que aparecerão nesta primeira fase de Renascer, a atriz Juliana Paes explicou as diferenças que o público vai ver em sua personagem, a cafetina Jacutinga, que foi vivida por Fernanda Montenegro no original.

A atriz explicou que a personagem ganhou uma versão atualizada por Luperi, devido as três décadas que dividem o original e a releitura. “A Jacutinga é uma outra mulher, outro tempo, outro olhar”, explicou. Para a artista, a personagem fará grande parte do público feliz, em especial as mulheres, já que na releitura ela terá lutas atuais do universo feminino.

Jagutinga renascer
Jagutinga de fernanda montenegro na versão de 1993 e juliana paes no remake – foto: reprodução/globo

No entanto, a atriz não deixou de elogiar o trabalho de Montenegro e disse que é necessário mudanças quando algo é realizado em tão alto nível: “o que foi feito com perfeição não pode ser copiado, tem que ser reinventado”.

Entre algumas das diferenças que o público vai encontrar nesta primeira fase de Renascer, Juliana Paes deu um spoiler sobre o parto de Maria Santa, que morrerá após o nascimento do quarto filho com José Inocêncio. Devido a necessidade de deixar a história com a cara dos dias atuais, ela comentou que foi preciso ter cuidado nos detalhes da reprodução da cena: “hoje em dia, sabemos que a posição ginecológica não é a melhor para um parto, então vai ser um pouco diferente”.

Maria santa renascer
Parto de maria santa em 1993 e duda santos no remake de renascer – foto: reprodução/globo

Leia também – Quem é o vilão de Renascer? Conheça os antagonistas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes