Atores da primeira versão de Pantanal que já morreram; relembre
O protagonista Cláudio Marzo é um dos famosos que já se foram
Alguns atores da primeira versão de Pantanal já não estão mais entre nós. Entre os famosos que já se foram, está Cláudio Marzo, que interpretou José Leôncio, João Alberto Pinheiro, o Zaquieu da primeira versão, e também Rômulo Arantes, o Levi. Veja a lista completa.
+ 8 atores da novela Explode Coração que já morreram
Cláudio Marzo está entre os atores da primeira versão de Pantanal que faleceram
Cláudio Marzo interpretou três personagens na primeira versão de Pantanal, o velho Joventino jovem, José Leôncio e o Velho do Rio.
O ator faleceu em março de 2015, aos 74 anos, em decorrência de um enfisema pulmonar. O artista já estava com a saúde abalada e havia sido internado diversas vezes nos últimos dois anos de vida. A última internação foi devido a uma pneumonia.
Seus últimos trabalhos na televisão foram no seriado Guerra e Paz (2008) e na novela Desejo Proibido (2007). Estrelou dezenas de novelas da Globo, incluindo Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983) e Bambolê (1987).
João Alberto Pinheiro, o Zaquieu
João Alberto Pinheiro interpretou Zaquieu na primeira versão da novela. O ator faleceu precocemente, aos 31 anos, de idade, em janeiro de 1992. Ele foi vítima de câncer no fígado, meningite e pneumonia em decorrência da AIDS.
Ele foi convidado pelo diretor Jayme Monjardim para participar da trama, logo após ter lançado alguns trabalhos na área da música. João Alberto gravou um LP em 1988, chamado Luar do Amor, com faixas românticas. O destaque ficou para ‘Bole Bole, Mexe Mexe’. O papel em Pantanal foi seu único trabalho na televisão.
Rômulo Arantes está entre os atores da primeira versão de Pantanal que faleceram
Rômulo Arantes, o Levi da primeira versão, também faleceu precocemente. O ator morreu em junho de 2000, aos 42 anos, em um acidente de avião ultraleve durante uma viagem entre Maripá de Minas (MG) e Rio de Janeiro.
O famoso era pai de Rômulo Arantes Neto, que também é ator. O último trabalho do intérprete de Levi na televisão foi em 1997, quando participou da novela Canoa do Bagre, da Record. Também esteve em Xica da Silva (1996), da Manchete, Quatro por Quatro (1994), Sex Appeal (1993) e Sassaricando (1987), entre outros títulos da Globo.
Sérgio Britto, o Antero
Sérgio Britto, que interpretou Antero na primeira versão, morreu aos 88 anos, em dezembro de 2011. Ele estava internado e faleceu de insuficiência respiratória aguda.
Além de ator, também foi diretor. Ele pode ser assistido em Vidas Cruzadas (2000), Xica da Silva (1996), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e Kananga do Japão (1989), para citar alguns. Também dirigiu as novelas Paixão de outono (1965), Ilusões perdidas (1965), Um rosto de mulher (1965) e mais.
Oswaldo Loureiro, o Chico
Oswaldo Loureiro interpretou o taxista Chico em Pantanal 1990- o papel foi uma pequena participação na primeira fase da novela.
O ator morreu aos 85 anos, em fevereiro de 2018, em decorrência de uma parada cardíaca – ele também tinha Alzheimer. Além de ator, foi diretor de teatro, cinema e televisão. Os longa-metragens Simão o Fantasma Trapalhão (1998), Sonho de Verão (1990), além das novelas Celebridade (2004), Kubanacan (2003) e Pecado Capital (2004) foram alguns de seus trabalhos durante os mais de 50 anos de carreira.
Rubens Corrêa, o Ibraim
Em 1990, quem interpretou o personagem Ibraim foi o ator Rubens Corrêa, que faleceu aos 64 anos em janeiro de 1996. Ele foi internado com anemia aguda, pneumonia e úlcera, e teve uma arritmia cardíaca. Ele também tinha AIDS.
Além de Pantanal, Corrêa também atuou em Guerra sem Fim (1993), O Marajá (1993), Amazônia (1991), Kananga do Japão (1989) e mais.
Quais atores da primeira versão de Pantanal morreram?
Além dos atores que tiveram papéis memoráveis em Pantanal, alguns outros artistas que interpretaram personagens que não estão no remake também já faleceram.
É o caso do ator Alexandre Lippiani, que interpretou Raimundo em 1990. O ator faleceu em um acidente de carro em maio de 1997, aos 32 anos.
Na fazenda de José Leôncio havia um caseiro, interpretado por Maurício do Valle, que faleceu em em outubro de 1994, aos 66 anos, por ter diabetes e complicações cardíacas. Outros dois personagens que não devem aparecer no remake são Grego e Ana. O primeiro foi interpretado por Buza Ferraz, morto aos 59 anos em abril de 2010, após ter uma parada cardíaca. Já a atriz Flora Geny morreu em dezembro de 1991, aos 62 anos, vítima de um câncer de estômago.
Ambos os padres que celebraram os dois casamentos da novela também já faleceram. Jofre Soares morreu em agosto de 1996, aos 77 anos, vítima de leucemia, enquanto Xandó Batista faleceu aos 72 anos, em outubro de 1992, após sofrer um acidente de carro.
Leia também depois de atores da primeira versão de Pantanal que já morreram: Érica Pantanal 1990: quem interpretou a jornalista?
+ Quem ganha a sela de prata na novela Pantanal? Qual dos 3 filhos?