7 curiosidades sobre Germana e Licurgo de Nos Tempos do Imperador
Personagens vão sair do folhetim em breve

Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) estão dando o que falar em Nos Tempos do Imperador. O casal tem repercutido entre o público da novela, que tem divido opiniões sobre a participação dos personagens no atual folhetim das seis. Confira abaixo algumas curiosidades sobre os donos da Taberna dos Portos.
Personagens estiveram em Novo Mundo
A primeira aparição do casal trapaceiro foi na novela Novo Mundo, exibida em 2017. Na trama, eles aparecem adultos e comandam a Taberna, um dos estabelecimentos mais mal-afamados da corte. Nos Tempos do Imperador é continuação do folhetim exibido há quatro anos. Agora, eles aparecem idosos, sujos e com muitas marcas de idade, com um visual bem diferente do anterior.

Caracterização de Licurgo e Germana em Nos Tempos do Imperador
Para que os atores Vivianne Pasmanter e Guilherme Piva se transformem nos personagens, é necessário um processo que dura cerca de duas horas. São usadas próteses no nariz, boca e queixo, além das marcas de idade que são feitas com pintura. Em uma live com Jorge Brasil no Instagram do Mais Novela, o intérprete de Licurgo contou sobre como a caracterização. “A gente começou com 4 horas de caracterização, mas no final já estávamos fazendo em 2 horas. Mas é muito puxado e muita coisa na cara, muito árduo, desconfortável. Depois tinha ainda mais 1 hora pra tirar e eu saia do Projac todo cagado. Chegava em casa e tirava mais. Não dava para sair depois (da gravação) para fazer alguma coisa”, disse.

Vão chegar aos 100 anos de idade
Os personagens vão morrer por volta do capítulo 35 de Nos Tempos do Imperador. Quando a morte do casal acontecer, eles já estarão com 100 anos de idade. Germana e Licurgo foram alguns dos poucos personagens de Novo Mundo que sobreviveram à passagem de tempo de 34 anos entre a história das duas novelas.

Germana e Licurgo são personagens fictícios de Nos Tempos do Imperador
Apesar de Nos Tempos do Imperador contar a história de figuras reais como Dom Pedro II (Selton Mello), Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), o casal de trapaceiros faz parte do núcleo fictício da trama.

Germana e Licurgo vão terminar Nos Tempos do Imperador no auge da loucura
Em entrevista ao Notícias da TV, Alessandro Marson, um dos autores da novela, contou como será o fim dos personagens. “A gente pegou eles no auge da loucura, muito mais velhos, então deu para se divertir muito. São quase personagens de desenho animado. E a história deles acaba de um jeito que a gente achou muito simbólico. Tem muito a ver com a trajetória dos dois e é até difícil falar, mas ficou muito bonito”.
A morte de Germana e Lircurgo deve acontecer já nas próximas semanas da novela.
Dias alternados de gravação e dores no corpo
A maquiagem realmente foi um dos maiores desafios de Nos Tempos do Imperador. Devido ao longo processo de caracterização, os atores não podiam filmar diariamente. Durante a live com Jorge Brasil no Instagram do Mais, Guilherme Piva contou que ele e Vivivanne Pasmanter filmavam as cenas de seus personagens um dia sim e um dia não.
Interpretar Germana e Licurgo também demanda muito esforço físico. O ator disse que, no dia seguinte das gravações, eles sentiam muitas dores no corpo e precisavam receber massagens.
Filhos de Vivianne Pasmanter estranharam a personagem
Parte de audiência estranha ver os personagens tão diferentes do que já estão habituados – e foi assim com os filhos da atriz Vivianne Pasmanter, a intérprete de Germana.
Em entrevista ao UOL, a atriz disse que Lara, sua filha caçula de 12 anos, se recusa a ver as cenas da mãe. “Há uma semana que ela deu uma olhadinha, do meu lado. Mas se manteve firme um tempão, ficou revoltada com a minha aparência. Deve ter vergonha da mãe”, disse aos risos. Já seu outro filho, Eduardo, de 14 anos, gostou da caracterização.
