2001: Como era o Brasil no ano de estreia da novela O Clone?
Coisas como o Facebook, Big Brother Brasil e o YouTube não existiam antes do ano de estreia da próxima novela no Vale a Pena Ver de Novo
O Clone está prestes a voltar para a programação diária da Rede Globo, substituindo a atual Tititi, no Vale a Pena Ver de Novo. A trama duas décadas desde seu lançamento, e nesse tempo muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Mas como era a vida em 2001, ano de lançamento da novela O Clone?
O que aconteceu no ano da novela o Clone, em 2001?
A novela O Clone, escrita por Gloria Perez, foi exibida entre 1 de outubro de 2001 a 15 de junho de 2002, na faixa das 21h da Rede Globo. Apesar das coisas influenciadas diretamente pela novela, a vida no ano de O Clone era completamente diferente em alguns setores. Para ter noção, em 2001, o salário mínimo no Brasil era de R$180 – contra R$ 1.100 em 2021.
Mas não é só isso: tínhamos a nota de 1 real, o presidente do país era Fernando Henrique Cardoso, acontecia a terceira edição do Rock in Rio e duas escolas de samba (Vai-Vai e Nenê de Vila Matilde) ficaram empatadas e venceram o carnaval de São Paulo.
Alguns acontecimentos marcantes na vidas dos famosos também aconteceram no ano da novela O Clone, como o sequestro de Silvio Santos e a filha Patrícia Abravanel e o incêndio que atingiu o estúdio do programa infantil Xuxa Park.
No esporte, 2001 foi o ano em que o Grêmio derrotou o Corinthians e venceu a Copa do Brasil. Daniele Hypólito entrou para a história como a primeira brasileira a subir no pódio de um mundial de ginástica e o Atlético Paranaense conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol pela primeira vez.
O que podemos concluir sobre 2001 é que, além da novela O Clone, ano foi marcante de diversas maneiras – sem mencionar os ataques de 11 de setembro, que aconteceram nos Estados Unidos – e marcou o Brasil.
O que não existia em 2001?
Para entender quão diferente está a vida, além das coisas que aconteceram, também podemos pensar sobre as coisas que não existiam no ano da novela o Clone. E a lista pode te surpreender! Invenções muito populares em 2021, como o iPhone, Facebook, YouTube e Netflix não estavam nem perto de existir – a mais velha entre as marcas citadas (Facebook) foi lançada em 2004.
Clássicos do entretenimento também não tinham chegado no ano de O Clone. Lost, por exemplo, teve a primeira temporada lançada em 2004 e os filmes da saga Harry Potter só ganharam o mundo em 2002. O principal reality show do país, o Big Brother Brasil, também não existia e a primeira edição só chegou às telinhas um ano depois da novela.
A mobilidade urbana também mudou bastante desde o ano de O Clone e ferramentas consideradas essenciais hoje em dia, como o aplicativo Uber ou as ciclo faixas, só apareceram por aqui depois de 2009. Interessante, né?
Você já pensou como sua vida era diferente em 2001, ano de O Clone, próxima novela nas tardes da Globo?
Novela O Clone no Vale a Pena Ver de Novo
Se tem uma coisa que impactou o comportamento dos brasileiros em 2001, essa coisa foi O Clone. E a partir do dia 4 de outubro um dos maiores sucessos da Rede Globo estará de volta no “Vale a Pena Ver de Novo”.
A novela se desenrolou entre o Brasil e Marrocos e abordou temas como o choque de cultura entre os países, a clonagem humana e, claro, o romance entre Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício).
Os personagens e vários elementos da cultura muçulmana caíram no gosto dos brasileiros e, além da popularização de alguns termos árabes, a novela também inspirou meninas e meninos a reproduzir as danças e até visuais da cultura árabe por aqui.