Conheça as 12 rainhas das escolas de samba do Rio 2023
Doze escolas desfilam pelo Grupo Especial
As escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro vão brilhar na Sapucaí nos dias 19 e 20 de fevereiro. Com os desfiles cada vez mais próximos, as rainhas de baterias e os demais carnavalescos se preparam para manter o samba no pé. Muitas das representantes de cada escola são cantoras, atrizes ou influenciadoras digitais convidadas para fazer parte da folia. Veja quem são elas.
O desfile do grupo especial das escolas de samba do Rio de Janeiro acontecem nos dias 19 (domingo) e 20 de fevereiro (segunda-feira) na Marquês de Sapucaí. Seis escolas se apresentam no primeiro dia, enquanto a outra metade entra na avenida no dia seguinte.
Quem são as rainhas das escolas de samba do Rio?
Veja a lista que está a frente das baterias das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro em 2023.
Império Serrano – Quitéria Chagas
A rainha da Império Serrano é a atriz Quitéria Chagas, de 42 anos. Ela já esteve em alguns projetos da Globo, incluindo O Clone (2001), Páginas da Vida (2006), A Grande Família (2008) e Zorra Total (2013). Ela também já foi rainha de bateria da escola paulista Águia de Ouro.
Ver essa foto no Instagram
Acadêmicos do Grande Rio – Paolla Oliveira | Rainhas das escolas de samba do Rio
A atriz Paolla Oliveira, 40, segue como rainha de bateria da Grande Rio, campeã do Carnaval 2022. A atriz é mais conhecida por seus trabalhos na Globo – recentemente ela protagonizou Cara e Coragem (2021), novela das 19h. Hoje, ela namora o cantor de pagode Diogo Nogueira.
Ver essa foto no Instagram
Mocidade Independente de Padre Miguel – Giovana Angélica
A rainha da escola Padre Miguel é Giovana Angélica, 36, que se mantém no cargo desde 2020. Ela bacharel em turismo e se divide entre o Brasil e Nova York. Gracyanne Barbosa chegou a ser cogitada para assumir o cargo neste ano, mas a negociação acabou não dando certo.
Lexa é rainha da Unidos da Tijuca
A cantora Lexa, 27, é a rainha da Unidos da Tijuca neste ano. Anteriormente, ela já desfilou pela Unidos de Vila Isabel, Unidos de Bangu e Mocidade Independente de Padre Miguel. Ela é mais conhecida pelos hits ‘Sapequinha’ e ‘Chama Ela’. A famosa é casada com o cantor Mc Guimê, que está no BBB 23.
Acadêmicos do Salgueiro – Viviane Araújo | rainhas das escolas de samba do Rio
Viviane Araújo, 47, posto que ocupa desde 2008. Ela também já desfilou pelas escolas Vila Isabel, Beija Flor De Nilópolis, Mocidade Independente De Padre Miguel, entre outras. A atriz se tornou mãe recentemente – seu primeiro filho, Joaquim, nasceu em setembro de 2022.
Ver essa foto no Instagram
Mangueira – Evelyn Bastos | rainhas das escolas de samba do Rio
O posto de rainha de bateria da Mangueira é, desde 2014, de Evelyn Bastos, 29. Ela é filha de Valéria Batos, que ocupou o mesmo cargo na escola de samba entre 1987 e 1989. A musa também é presidente da organização Mangueira do Amanhã, escola de samba mirim da organização.
Ver essa foto no Instagram
Paraíso do Tuiuti – Mayara Lima | rainhas das escolas de samba do Rio
Mayara Lima, 26, fará sua estreia como rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti neste ano. A passista, que desfila pela escola há 11 anos, viralizou nas redes sociais ano passado após encantar os internautas com seu samba no pé. Ela assumiu o posto após Thay Magalhães deixar o posto.
Ver essa foto no Instagram
Portela – Bianca Monteiro
Bianca Monteiro, 34, é rainha de bateria da Portela desde 2017, uma das mais tradicionais escolas cariocas. A passista já havia participado de dezenas de desfiles pela escola até ser coroada há 6 anos. Ela também é CEO da oficina de artes Paulo da Portela.
Ver essa foto no Instagram
Unidos de Vila Isabel – Sabrina Sato | rainhas das escolas de samba do Rio
Sabrina Sato, 41, segue no posto de rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel. Uma das mais famosas a ocupar o posto, a apresentadora e ex-BBB também é considerada um ícone fashion brasileiro. Em São Paulo, a global desfile pela Gaviões de Fiel.
Ver essa foto no Instagram
Imperatriz Leopoldinense – Maria Mariá
Maria Mariá, 20, assume o cargo de rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense após a saída da cantora Iza. Moradora do Complexo do Alemão, ela participa dos desfiles da escola desde que era criança ainda na ala mirim. Depois, passou para a ala das passistas até alcançar o posto mais cobiçado.
Ver essa foto no Instagram
Beija-Flor de Nilópolis – Raíssa Oliveira | rainhas das escolas de samba do Rio
Depois de 20 anos de reinado de Raíssa Oliveira, quem vai substituí-la será Lorena Raissa, de apenas 15 anos de idade. Ela venceu um concurso promovido pela escola para escolher quem ocuparia o posto deixado pela veterana e agora guiará a Beija-Flor pelos próximos dez anos.
Ver essa foto no Instagram
Unidos do Viradouro – Erika Januza
Erika Januza, 37, segue pelo segundo ano consecutivo como rainha da Unidos do Viradouro. A atriz e modelo também é conhecida por trabalhos na Globo – no ano passado, ela foi uma das participantes do The Masked Singer Brasil. Ela também interpretou Laila em Verdades Secretas II (2021).
Ver essa foto no Instagram
Qual o ordem do desfile das escolas de samba?
Seis escolas entram na Sapucaí no domingo, 19, e outras seis na segunda-feira, 20. A ordem do desfile foi sorteada em julho de 2022.
Domingo, 19 de fevereiro
1ª – Império Serrano
2ª – Acadêmicos do Grande Rio
3ª -Mocidade Indep. de Padre Miguel
4ª – Unidos da Tijuca
5ª – Acadêmicos do Salgueiro
6ª – Estação Primeira de Mangueira
Segunda, 20 de fevereiro
1ª – Paraíso do Tuiuti
2ª – Portela
3ª – Unidos de Vila Isabel
4ª – Imperatriz Leopoldinense
5ª – Beija-Flor de Nilópolis
6ª – Unidos do Viradouro
LEIA TAMBÉM
+ Carnaval de Recife 2022 tem de João Gomes a Pabllo Vittar; veja programação
+ Carnaval de SP terá mais de 650 blocos de rua com Anitta a Daniela Mercury