Quem é a esposa e os filhos de Alckmin, novo vice-presidente
Geraldo e Lu são casados há mais de 40 anos
Geraldo Alckmin (PSB), novo vice-presidente do Brasil, é casado com Lu Alckmin desde 1979. Os dois são pais de Sophia, Geraldo e Thomaz, que faleceu em um acidente de helicóptero em 2015. Conheça a família do vice de Lula (PT).
Quem é a esposa de Geraldo Alckmin?
O vice-presidente Geraldo Alckmin é casado há mais de 40 anos com Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu, hoje com 72 anos.
A paulistana já foi primeira-dama quatro vezes, durante os mandatos de seu marido como Governador do estado de São Paulo, entre 2001 e 2006, e depois entre 2011 e 2018, quando ele ainda era filiado ao PSDB.
Desde o início da vida política do marido, a paulistana se dedicou às causas sociais. Ela já promoveu campanhas para arrecadação de fundos e ações para comunidades carentes, foi voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussp) e assumiu a presidência da organização em 2001. Lu foi presidente do Fussp entre 2001 e 2006, e 2001 a 2018.
Também implementou 10 mil padarias artesanais em fundos municipais, escolas, penitenciárias e outras unidades de ressocialização, além de ter participado ativamente da Campanha do Agasalho, ente outras ações, de acordo com a CNN Brasil.
A dedicação às causas sociais é a principal ocupação de Lu Alckmin. Em sua página no Instagram, a esposa de Geraldo soma mais de 100 mil seguidores onde publica cliques com a família, causas sociais e assuntos relacionados ao trabalho do marido como vice-presidente.
Atualmente, Lu também é filiada ao PSB assim como seu marido, que migrou para o partido em 2022.
Geraldo e Lu Alckmin – Foto: Reprodução/Instagram/@lualckmin
Sophia Alckmin é a filha mais velha
Sophia, 42, é a filha primogênita de Geraldo e Lu. A herdeira é casada com Mario Ribeiro, com quem tem três filhos: Alexa, Felippa e Mateo.
Atualmente, ela trabalha como influenciadora digital e soma mais de 300 mil seguidores em sua página no Instagram, onde publica muitos cliques ao lado do marido e dos filhos.
Em 2017, ela revelou ter vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele. “Eu tenho vitiligo, descobri (ou apareceu) uns 2 anos atrás, depois da morte do meu irmão Thomaz. Não existe tratamento com eficácia comprovada nem cura (ainda!)”, escreveu nas redes sociais. “No começo fiz algumas sessões de laser para tentar recuperar a coloração da pele mas achei que não estava dando resultado e parei, resolvi aceitá-las. Hoje tenho nas mãos, pés e ao redor dos olhos”.
Geraldo Alckmin Neto
O segundo filho do casal é Geraldo Alckmin Neto, que é casado com a influenciadora digital Karla Iturriaga,. Eles têm dois filhos.
Atualmente, o rapaz trabalha como Diretor Executivo de um banco. Ele começou a trabalhar na organização financeira em 2006, passando também pela filial do México.
No Instagram, o executivo também compartilha vários cliques ao lado da esposa e dos dois filhos, além de registros com os pais.
Thomaz Alckmin morreu em 2015
Thomaz Alckmin, filho caçula de Lu e Geraldo, morreu em 2015 aos 31 anos, em um acidente de helicóptero. A aeronave caiu na cidade de Carapicuíba; cinco pessoas morreram na tragédia.
O caçula trabalhava como piloto profissional de aeronaves. Ao contrário do pai, o rapaz sempre quis se manter longe da política. Ele foi o primeiro filho a dar uma neta para Geraldo e Lu, a Isabella.
Thomaz era casado com a arquiteta Tais Fantato, com que se uniu oficialmente em 2011. Os dois tiveram uma filha, Julia.
Em novembro de 2022, Lu falou a morte do filho ao UOL. “Fui rezando e pedindo a Deus para que eu soubesse superar essa perda, mesmo que ninguém ainda tivesse me dito que ele tinha falecido. Mas eu sabia. Acho que a mãe sempre sabe. Na hora em que eu cheguei, o Geraldo estava esperando na garagem. A Sophia e o Geraldo Neto [os outros dois filhos do casal] ficaram no andar de cima da casa, porque eles não tinham coragem de me enfrentar. Os três pensaram que eu fosse morrer. Mas fui eu que dei força a eles”, disse.
Carreira de Alckmin: relembre a trajetória do vice-presidente do Brasil
Geraldo Alckmin tomou posse do cargo de vice-presidente em 1º de janeiro de 2023 e também foi nomeado ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do governo Lula (PT).
Alckmin ingressou na vida política quando tinha apenas 19 anos de idade e cursava o primeiro ano da faculdade de Medicina. Na época, ele se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e se candidatou ao cargo de vereador da cidade de Pindamonhangaba, sendo o mais votado daquela eleição e se tornando presidente da Câmara Municipal. Em 1976, se tornou o prefeito mais jovem da cidade.
Foi eleito deputado estadual em 1982 e federal em 1986. Dois anos depois, se tornou um dos fundadores do PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro). Se reelegeu deputado em 1990.
Chegou ao governo paulista sendo vice de Mário Covas, eleito em 1994 e em 1998. Alckmin assumiu o cargo de governador de São Paulo após a morte de Covas em 2001. Depois, ele venceu as eleições de 2002 e continuou no cargo.
Geraldo Alckmin também disputou algumas eleições presenciais, como em 2006 e 2018, mas foi derrotado em ambas as vezes. Antes disso, foi governador de São Paulo mais duas vezes ao vencer o pleito em 2010 e 2014.
A saída do político do PSDB aconteceu em 2021 após desavenças internas. Ele se filiou ao PSB em 2022 e se aliou com Lula, compondo a chapa vencedora das eleições do último ano.
Além da carreira política, Alckmin é formado em Medicina e tem especialização em Anestesiologia e Acupuntura.
LEIA TAMBÉM
- Eleições 2022: Quem é o vice de Lula, Geraldo Alckmin?
- Lula recebe a faixa presidencial 2023: a posse do presidente em FOTOS
- Discurso de Lula na posse 2023: veja na íntegra o que o presidente falou