Quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II

Monarca teve o maior reinado da história da Grã-Bretanha e faleceu aos 96 anos.

Na última quinta-feira, 8 de setembro, os canais oficiais da família britânica confirmaram o falecimento da rainha Elizabeth II. A morte da monarca aconteceu quando ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, e gerou luto ao redor do mundo. Agora, os súditos da soberana querem saber quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II. O funeral já tem data marcada e será realizado na Abadia de Westminster, que fica em Londres.

Quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II no Reino Unido?

Dia 19 de setembro de 2022, segunda-feira, é quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II, segundo informações dos canais oficiais da monarquia britânica. A cerimônia fúnebre será realizada na Abadia de Westminster, mas até lá, o corpo da rainha será transportado e repousará em alguns espaços, como o Palácio de Holyroodhouse e Palácio de Westminster, para que o público possa ter acesso ao corpo de Elizabeth II.

A monarca morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, e por isso precisará ser levado de volta à Inglaterra, processo que começará neste domingo, dia 11 de setembro. A família real tem espaços oficiais para seus anúncios de protocolo, como site próprio e redes sociais, e revelou como será a caminhada do caixão da rainha até a Abadia de Westminster, no dia 19 de setembro, quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II.

  • 11 de setembro, domingo

O corpo da rainha Elizabeth saiu do Castelo de Balmoral – local em que morreu – e será transportado até Edimburgo, capital da Escócia, para o Palácio de Holyroodhouse.

  • 12 de setembro – segunda-feira

Na segunda, o caixão com o corpo da rainha vai permanecer no Palácio Holyroodhouse até o período da tarde e então seguirá ao longo da avenida Royal Mile até a Catedral St Giles, em Edimburgo, em uma procissão em que são esperados o Rei Charles e outros membros da família real para uma cerimônia.

  • 13 de setembro – terça-feira

Neste dia, o corpo da rainha Elisabeth II vai ser transportado de avião. Deixará a Escócia e então seguirá direto para Londres, capital da Inglaterra. Ao chegar por lá, o caixão será levado até o Palácio de Buckingham.

  • 14 de setembro – quarta-feira

Na tarde de quarta-feira, é previsto que o corpo da monarca deixará o Palácio de Buckingham e seguirá até o Palácio de Westminster. O corpo da rainha ficará lá até o dia do funeral – ou seja, durante quatro dias – e poderá ser visitado pelo público.

  • 15 de setembro – quinta-feira

O caixão continuará no Palácio de Westminster, com a presença de alguns membros da família real e possibilidade de visita dos súditos.

  • 16 de setembro – sexta-feira

O caixão continua no Palácio de Westminster com visitação aberta para o público que deseja prestar seus tributos a rainha Elzabeth II.

  • 17 de setembro – sábado

O caixão continua no Palácio de Westminster.

  • 18 de setembro – domingo

Caixão com o corpo permanece no Palácio de Westminster pelo último dia antes do dia quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II.

  • 19 de setembro – segunda-feira

Na segunda-feira, dia 19 de setembro, é finalmente quando vai ser o funeral da rainha Elizabeth II. O caixão deixará o Palácio de Westminster e vai ser transportado até Abadia de Westminster, onde é esperado a presença de chefes de estado, a família real e o Rei Charles.

No sábado (10/9), foi revelado que o novo rei da nação decretou o dia do funeral da mãe como feriado no Reino Unido.

Carro com o caixão da rainha
Imagem do primeiro transporte do corpo da rainha, do castelo de balmoral até o palácio de holyroodhouse, em edimburgo, na escócia. Quando vai ser o funeral da rainha elizabeth ii será no dia 19 de setembro – foto: reprodução/facebook/the royal family

Quem substitui a rainha no trono?

Quem assumiu o trono britânico após a morte da rainha Elizabeth II foi o filho da monarca, Charles III, que até então tinha o título de príncipe. Ele é o monarca mais velho a ser coroado no país e é casado com Camilla Parker-Bowles, que se tornou rainha consorte.

Entre as décadas de 1980 e 1990, Charles III foi casado com Diana Spencer, a Lady Di, apelidada de a “princesa do povo”. Com ela, Charles III teve dois filhos, William e Harry. O casal se separou oficialmente em 1996 e Diana morreu no ano seguinte, vítima de um acidente de carro.

+Rei Charles da Inglaterra: quais poderes terá o filho da Rainha Elizabeth II?

Charles
Na imagem, charles iii, filho da rainha elizabeth ii – foto: reprodução/the royal family website/royal. Uk

 

Leia também

Diana e Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre a relação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes