Pelé morre aos 82 anos
Ex-atleta lutava contra um câncer no cólon
Internado desde o final de novembro, o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu no hospital Albert Einstein, nesta sexta-feira, 29 de dezembro. O ex-jogador de futebol lutava contra um câncer no cólon. Ainda não há informação do velório.
Os filhos e as filhas do Rei estavam com o ex-jogador do Santos acompanhando todo o processo de recuperação, exames e a rotina de medicações.
VEJA TAMBÉM:
- Quando vai ser o sepultamento de Pelé
- Quem é a esposa de Pelé
- Gols do Pelé
- Filhos do Pelé
- Homenagem do Santos
- Por que jogadores do penta faltaram ao velório de Pelé? Veja o que eles disseram
Trajetória de Pelé
Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos no mundo todo, Pelé foi revelado aos 15 anos nas categorias de base do Santos, clube que também o alavancou sua carreira profissional. Pela equipe da baixada santista, Pelé foi o maior artilheiro da história. Ele ajudou o time a ganhar títulos importantes, como duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, em 1962 e 1963.
Aos 16 anos, foi convocado para a seleção brasileira de futebol e, a primeira partida pelo Brasil, marcou um gol, sendo então o jogador mais jovem a marcar pela seleção. A camisa 10 foi conquistada na Copa de 1958, a primeira de três conquistadas pelo atacante. Pelé foi o único jogador, até o momento, que conseguiu conquistar três Copas do Mundo – além de 1958, ele estava no elenco de 1962 e 1970. O ex-jogador se despediu da amarelinha em 1971.
O jogador de mil gols
Há 53 anos, Pelé marcou seu milésimo gol, marca alcançada aos 33 minutos da vitória do Santos sobre o Vasco no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969. Na ocasião, após a marcação de um pênalti a favor da equipe da baixada, Pelé foi ovacionado por todos os torcedores que estavam no estádio, inclusive os vascaínos.
Segundo registros da época, no dia anterior, o goleiro do Vasco Andrada havia manifestado sua intenção de evitar o milésimo gol de Pelé. No entanto, ele não conseguiu defender e ficou na história por ser personagem da história do maior craque de todos os tempos, que dedicou o feito “às crianças, pessoas pobres e velhinhos cegos”, conforme declaração dada por ele. A festa e a intensa cobertura da imprensa provocaram a pausa do jogo, que ficou paralisado por cerca de 20 minutos.
Ao longo da carreira, Pelé fez 1.282 gols, sendo 1.091 somente pelo clube santista. Pela seleção, ele marcou 95 vezes. O número de gols marcados pelo ex-jogador chegou a ser contestado várias vezes, já que não há registros de boa parte deles.
Carreira internacional
Após recusar uma série de convites de grandes times mundiais, em 1975, Pelé assinou com o New York Cosmos, dos Estados Unidos, para jogar a temporada daquele ano. A ideia do clube era despertar o interesse dos norte-americanos pelo futebol, mas o início foi complicado justamente porque o país não tinha tradição no esporte.
No ano de 1976, Beckenbauer, alemão, e Chinaglia, italiano, foram contratados e ajudaram o Rei a ser eleito o jogador mais valioso da Liga. Em 1977, ao lado de Carlos Alberto Torres, Pelé conquistou o Campeonato da North American Soccer League (NASL). Anos mais tarde, Pelé publicou nas redes sociais que foi convencido pelo treinador do Cosmos a se mudar para os Estados Unidos. Segundo ele, o técnico disse que ali ele poderia conquistar títulos.
VEJA: Pelé tem Bola de Ouro