Conheça a história de Jeff Bezos e como conseguiu sua fortuna
Conheça a história de Jeff Bezos e saiba mais sobre como ele construiu sua fortuna e a Amazon. Além de fundar a marca, o empresário também conquistou seu dinheiro fazendo investimentos pessoais.
Atualmente ocupando a primeira posição na lista de homens mais ricos do mundo, Jeff Bezos dedica a sua vida desde 1994 à Amazon, sua empresa de comércio online. Além de fundar a marca, o empresário também conquistou seu dinheiro fazendo investimentos pessoais. Conheça a história do magnata e saiba mais sobre como ele construiu sua fortuna.
O começo da história de Jeff Bezos
Jeff Bezos nasceu em 1964 no estado do Novo México (EUA). Sua mãe, Jacklyn Jorgensen, tinha apenas 18 anos quando deu à luz seu filho; o pai biológico de Bezos o abandonou um ano após seu nascimento. Seu sobrenome veio de Miguel Bezos, cubano que casou-se com Jorgensen em 1968. O bilionário não teve contato com seu genitor e considera Miguel seu verdadeiro pai.
Assim como Elon Musk, Jeff Bezos se interessou por programação quando ainda era jovem. Além de trabalhar no McDonald’s enquanto estava no ensino médio, o bilionário participava de um programa de ciências realizado pela Universidade da Flórida. Inspirado em Miguel, se matriculou no curso de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Universidade de Princeton, uma das mais celebradas nos Estados Unidos. Em 1986, formou-se como um dos alunos de maiores notas na instituição.
Com a boa formação no currículo, Bezos foi chamado para trabalhar na Intel, mas não aceitou a oportunidade e preferiu trabalhar em uma startup de telecomunicações. Trabalhando nesta empresa, conseguiu chegar até o cargo de diretor de atendimento ao cliente, porém ficou inquieto e mudou seu foco para a área financeira. Foi trabalhar como gerente de produto no Bankers Trust e depois foi para o fundo multimercado D. E. Shaw & Co, onde alcança a posição de vice-presidente sênior com apenas 30 anos.
Como Jeff Bezos construiu sua fortuna com a Amazon?
Apesar de receber bons salários em seus empregos citados acima, Jeff Bezos começou a trilhar o caminho dos bilionários quando decidiu fundar a Amazon em 1994. Sua decisão de largar o emprego e fundar a empresa ocorreu após ver em uma pesquisa que o uso da internet aumentava 2.300% ao ano. Com a opinião formada, Bezos e sua esposa Mackenzie mudaram-se para Seattle, lugar que segundo o empresário é ideal para começar um novo negócio.
No início, a Amazon comercializa apenas livros físicos online, mas Jeff possuía a ambição de tornar seu novo empreendimento ainda maior. Um dos principais pontos para o seu sucesso foi a preocupação em criar uma marca forte online, pois sabia que o modelo de negócios seria copiado no futuro. A escolha dos nomes foi um dos maiores desafios para ele, mas assim que achou a palavra Amazon entendeu que ela era a melhor escolha. Além de trazer a ideia de “algo exótico”, a palavra ligada ao Rio Amazonas faria com que a empresa estivesse no topo das listagens alfabéticas de empresas – vale lembrar que nessa época a busca pelo Google ainda não existia.
Com o site da loja lançado em 1995, Jeff Bezos percebeu o sucesso estrondoso de sua ideia. Nos primeiros meses, a Amazon faturava US$ 20 mil por semana e fazia entregas em todos os estados dos EUA e outros 45 países. Vale ressaltar que Bezos recebia, preparava e enviava todos os pedidos da Amazon pessoalmente com o apoio de uma pequena equipe. A situação ficou ainda melhor apenas dois anos após a fundação, quando o empresário tornou sua empresa pública.
Amazon além das vendas online e de olho no futuro
Após o sucesso inicial, Jeff Bezos começou a enxergar a Amazon além da venda de livros. Em sua visão, a sua criação era uma empresa de tecnologia, e isso lhe salvaria durante o boom das empresas .com (algo previsto por ele desde o início). Além de passar a vender outros produtos, a Amazon passou a oferecer serviços de dados e estatísticas pela Amazon Web Services. Isso fez com que a empresa se tornasse uma das principais provedoras de armazenamento em nuvem.
Outra bola dentro na história de Jeff Bezos foi o investimento em e-books, que começou a crescer vertiginosamente em 2007. Para seguir essa onda, a Amazon criou o Kindle, seu leitor digital para livros, e passou a comercializar versões digitais dos livros impressos. Por fim, também vale ressaltar a criação da Amazon Prime Video, plataforma de streaming para filmes e séries.
Outros investimentos de Jeff Bezos
- Além Amazon, Jeff Bezos também entrou na corrida para comercializar viagens ao espaço e fundou a Blue Origin. O objetivo do bilionário com este negócio é proporcionar vôos turísticos para além da estratosfera e reduzir o custo das viagens espaciais. Contudo, a empresa ainda não dá lucro para o empresário, que já vendeu US$ 1 bilhão de ações da Amazon para custear sua incursão ao espaço.
- Então, fora as viagens espaciais, Bezos também lucra com o jornal The Washington Post, comprado por ele em 2013.
- O bilionário também foi um dos primeiros acionistas do Google e seu investimento rendeu 3,3 milhões de ações do Google. Em suma, seu faro para negócios pode ser muito bom. Essa é a história de Jeff Bezos.