Como está a filha de Tiago Leifert hoje? Lua segue em tratamento

Criança de dois anos de idade foi diagnosticada com tumores nos olhos

A filha de Tiago Leifert, Lula, de 2 anos, enfrenta um tipo raro de câncer nos olhos. O jornalista e ex-apresentador do Big Brother Brasil é um dos convidados do Altas Horas deste sábado, 6, e deu detalhes de como está a pequena.

O que aconteceu com a filha de Tiago Leifert?

Lua, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Diana Garbin, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um tipo de câncer ocular, em 2021. Os dois desde então usam o caso da garota como exemplo para que os pais levem seus filhos ao oftalmologista e fiquem atentos a qualquer sinal.

“Ela teve um mês bom, segue em tratamento. Abril foi o primeiro mês em que ela não precisou de intervenção médica. O câncer de Lua é raro, que se desenvolve dentro dos olhos e é comum em crianças”, disse Leifert no Altas Horas.

O jornalista também aproveitou o espaço no programa do Serginho Groisman para alertar os pais: “se você tiver uma criança em casa com o olho diferente, com uma mancha branca, corre para o oftalmologista”.

Quando Lua foi diagnosticada com câncer, Leifert deixou o comando do programa The Voice Brasil às pressas para se dedicar à família. Na época, o motivo para a saída do jornalista não havia sido informado. Posteriormente, Tiago e Garbin publicaram um vídeo em suas redes sociais sobre o diagnóstico da filha.

O que é retinoblastoma?

O retinoblastoma um câncer raro nos olhos que acomete principalmente crianças entre 2 e 5 anos de idade, de acordo com o portal da Rede São Luiz. O tumor se desenvolve na retina e causa o reflexo branco no olho, chamado de leucocoria.

Há dois tipos deste raro câncer nos olhos. O primeiro é  o esporádico, que surge através da mutação de uma célula e atinge apenas um olho do portador. Já o hereditário é causado por mutações genéticas transmitidas hereditariamente e pode acometer ambos os olhos.

Conforme relevado pelo apresentador em janeiro de 2022, a filha de Tiago Leifert está tratando os tumores com quimioterapia. Há outros tratamentos para a doença, incluindo a laserterapia, que trata cânceres menores; a radioterapia, para reduzi-lo; a crioterapia, que congela e destrói o tumor.

Informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde afirmam a doença pode levar à cegueira e morte, mas pode ser curada em até 100% caso o diagnóstico seja feito ainda no estágio inicial do desenvolvimento dos tumores.

O retinoblastoma atinge cerca de 400 crianças por ano no Brasil. Além do reflexo branco no olho, os sintomas também englobam baixa visão, conjuntivite, estrabismo,  vermelhidão, deformação do globo ocular e dor ocular.

O principal exame que detecta a doença é o teste do olhinho, que deve ser feito logo após o nascimento da criança e esporadicamente até os cinco anos de idade.

Veja: Veja as roupas de Janja e Lula na coroação de Charles III

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes