Samambaia: tudo o que você precisa saber para cultivar

A samambaia é uma planta exuberante capaz de deixar qualquer ambiente mais alegre e agradável. Descubra como cultivar essa planta na sua casa e valorize sua decoração.

A samambaia é uma das mais populares quando falamos de plantas para se ter dentro de casa. Graças à sua longa e exuberante folhagem, ela traz mais vida aos ambientes e estilo à decoração.

Sua aparência elegante não é indicativo de fragilidade. Uma das habitantes mais antigas do planeta, essa planta está presente desde que os dinossauros andavam sobre a terra. Logo, ela é bastante resistente.

Porém, isso não quer dizer que ela não precise de cuidados! Para ter uma bela e elegante samambaia na sua casa, confira nossa lista com dicas para seu cultivo.

 

Como cultivar sua samambaia

A rega adequada é frequente

 

As samambaias não gostam de solo muito molhado, apenas úmido. Sendo assim, se deixarmos o solo a samambaia muito molhado, corremos o risco de suas raízes apodrecerem.

Por isso, o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água, para manter a umidade da terra constante. No entanto, se não for possível, tente manter uma frequência de rega de três vezes por semana.

Se você achar que ainda não está na hora de regar sua samambaia, toque a terra. Estando seca, regue. Se ainda estiver úmida, não é necessário.

 

Atenção à iluminação do ambiente

 

Lembre-se de que em seu habitat natural, as samambaias nascem e crescem embaixo de árvores, sob sua sombra. Logo, o seu ambiente ideal é o de meia sombra.

Dessa forma, a luz difusa ou filtrada é a melhor para seu crescimento, sendo o sol direto muito forte para suas folhas. Para saber se a iluminação do ambiente está adequada, observe as pontas das folhas da samambaia: se estiverem ficando escuras, é hora de levá-las para um lugar com mais sombra.

 

Busque ventilação e umidade ideais

 

As samambaias são plantas tropicais que se desenvolveram no interior de florestas quentes, úmidas e densas, onde o ar não circulava muito. Sendo assim, essas plantas não apreciam ambientes secos e correntes de ar.

Por isso, algumas pessoas preferem ter suas samambaias em seus banheiros, onde o espaço pequeno e o vapor do banho simulam seu habitat natural. Mas você pode colocar sua samambaia no ambiente que preferir, apenas procure um cantinho abrigado do vento.

Ainda assim, caso viva em uma cidade de clima seco, compre um borrifador de água para a cada dois dias, dar uma borrifada nas folhas. Isso a manterá úmida e vivaz.

 

Use adubo especial para samambaias

 

Após 6 meses de seu plantio, a adubação das samambaias deve ser feita quinzenalmente com adubos ricos em nitrogênio. Existem adubos especialmente elaborados para essa família de plantas, apresentados na forma líquida ou granulada.

Mas se você prefere opções naturais, é possível fazer esse tipo de adubo em casa com torta de mamona, farinha de osso e casca de ovo moída. Essa mistura é bastante difundida e uma colher de chá dela a cada quinze dias é o suficiente para manter o solo adubado.

 

A poda deve ser constante

 

A samambaia precisa de manutenção, pois suas folhas mortas devem ser removidas para que as folhas saudáveis tenham como crescer fortes. Logo, examine sempre sua samambaia e procure por galhos ressecados e amarelados, arrancando-os.

Se perceber que sua planta está começando a adoecer, não tente recuperar as partes danificadas: corte e elimine tudo, mesmo que a planta fique bem menor.

 

Pesticidas e samambaias não andam juntos

 

Nada de colocar pesticidas industriais na sua samambaia: essa á uma planta muito delicada e que não resiste a esse tipo de produto. Porém, existem algumas opções naturais para manter sua planta protegida.

A calda de fumo afasta os ácaros e pulgões e pode ser borrifada nas folhas e no solo. Além disso, o carvão em pó pode ser usado no caso de fungos, aplicando-o diretamente nas áreas afetadas.

Verifique sempre a presença de ácaros, cochonilhas e lagartas em suas folhas. O mais indicado é sacudir as folhas delicadamente ou retirar os insetos com as mãos.

 

Como incluir a samambaia na decoração

 

As samambaias são muito versáteis e podem fazer parte a decoração de qualquer ambiente: sala de estar, escritório, banheiro, cozinha ou quarto. Além disso, elas não precisam de muito, causando uma boa impressão mesmo nos vasos mais simples.

Porém, se você quiser variar, existem muitas formas de incluir a samambaia na sua decoração. Deixamos aqui três sugestões:

 

1. Em um jardim vertical

 

Especialmente para aqueles que dispõe de pouco espaço em casa, os jardins verticais são uma forma de se ter natureza em abundância ao alcance dos olhos.

Samambaia 2
Imagem: reprodução / instagram @plantwalldesign

2. Em um vaso suspenso

 

Os vasos suspensos poupam espaço de trânsito na casa e no jardim. Além disso, oferecem novas possibilidades de composição para a decoração.

Samambaia 3
Imagem: reprodução / instagram @house_plant_community

 

3. Em cima de um móvel

 

Uma das grandes vantagens de sua folhagem longa é que a samambaia chama atenção onde estiver. Por isso, se você não possui um lugar de destaque onde colocá-la, não se preocupe. Sua samambaia dará um jeito de alegrar seu espaço, até mesmo no topo de um armário, ficando muito charmosa.

Samambaia 4
Imagem: reprodução / cadi arquitetura

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes