Guia do Cartola FC: veja o que mudou na pontuação dos scouts
Para se alinhar ao padrão internacional das principais empresas de estatísticas de futebol, alguns fundamentos que contam pontos no fantasy game sofreram alterações nos critérios de avaliação.
O Cartola FC 2020 trouxe novidades nos scouts e até o fechamento do mercado têm mudanças que prometem acirrar a competição nas ligas e dar ainda mais emoção ao fantasy game. Curtiu? E não para por aí! Alguns fundamentos tiveram suas pontuações alteradas.
Antes de mais nada, para os cartoleiros que acessam o game através do aplicativo oficial, é necessário fazer a atualização para a nova versão no seu telefone celular ou tablet. Feito isso, você está liberado para criar suas ligas, convidar a galera e começar a pensar na escalação do seu time.
Guia do Cartola FC 2020 – Novos nomes e valores de scouts
Para se alinhar ao padrão internacional das principais empresas de estatísticas de futebol, alguns fundamentos que contam pontos no fantasy game sofreram alterações nos critérios de avaliação.
-
Passe errado agora é passe incompleto
Ao invés de perder 0,30, os jogadores perderão 0,10. Isso é bom? Bom, a partir de agora qualquer passe, cruzamento ou lançamento que seja desviado, bloqueado ou interceptado contará negativamente.
-
Defesa difícil
Os pontos de defesa difícil deixam de valer 3 pontos, e agora vão valer 4 pontos. O aumento na pontuação significa que os goleiros farão menos defesas difíceis, os critérios serão mais duros.
-
Sem roubada de bola. O nome agora é desarme
Sem dúvidas, essa é a mudança mais polêmica entre os cartoleiros. A pontuação vai de 1,5 para 1. Esse novo scout não obrigará o jogador a garantir a posse de bola que estava com o outro time para pontuar, como era feito antes. Agora será avaliado toda a ação do atleta de impedir que o adversário de continuidade a uma jogada, como completar um passe ou continuar um lance.
-
Assistência
Continua valendo 5,0 pontos no Cartola FC 2020, mas passou por uma redefinição conceitual importante, que terá impacto notório no fantasy game. Então esqueça aquela bola que encostou em um companheiro de equipe de maneira involuntária, seja num toque acidental ou num domínio errado. Agora, desvio só valerá como assistência se a trajetória for alterada. Se não tiver influência, a pontuação fica com o jogador que deu o passe anterior ao desvio.
-
Finalmente a bola na trave
Parece meio óbvio, mas antes não era assim. Quando um jogador chutava e o goleiro espalmava na trave, era finalização defendida. Agora, isso valerá como finalização na trave.
Pontuação
- A antiga Roubada de bola agora é o Desarme, e vale +1.0 (era +1.5).
- O antigo Passe errado agora é chamado de Passe incompleto, e valerá -0.10 (era -0.30).
- A Defesa difícil passou a valer +4.0 (era +3.0), mas terá uma análise mais rigorosa em relação aos últimos anos.