Botox capilar: hidratação poderosa para cabelos danificados

Aprenda a fazer em casa o tratamento que devolve o brilho e a maciez dos fios, além de ajudar a controlar o frizz.

Um tratamento que melhora a aparência dos cabelos e deixa os fios mais bonitos, com brilho e livres de frizz e pontas duplas. Tudo isso é possível com o botox capilar, uma técnica de hidratação que conquistou o coração dos cabeleireiros e tem feito a cabeça das mulheres que sofrem com cabelos ressecados e sem viço.

 

Qual é a função do botox capilar?

Botox capilar
Imagem: reprodução / pexels

 

Antes de mais nada, é preciso explicar que o botox capilar tem uma ação reconstrutora muito potente. Sua função, portanto, é hidratar, dar brilho e preencher os fios. Por isso, ele é muito recomendado para cabelos que estão porosos, quebradiços, com pontas duplas e frizz.

Apesar de ser chamado de botox, o tratamento não contém toxina botulínica – substância com propriedades capazes de reduzir as linhas de expressão do rosto. Ou seja, ele não altera a estrutura dos fios.

O nome, na verdade, ficou famoso porque o método tem o poder de renovar, reparar danos do cabelo e proporcionar mais resistência e flexibilidade, efeitos similares ao que o procedimento aplicado na pele faz.

É importante ressaltar que o verdadeiro botox capilar não funciona como método de alisamento, caso da escova progressiva, visto que não contém componentes químicos como o formol, por exemplo.

Por outro lado, os produtos usados são ricos em proteínas e vitaminas, que nutrem e reduzem o volume excessivo dos fios. Como resultado, quem já tem o cabelo liso pode ver suas mechas se tornarem ainda mais soltas e brilhantes, mas isso se deve unicamente ao poder da hidratação intensiva do tratamento.

 

Como fazer o botox capilar?

Botox capilar
Imagem: reprodução / pinterest

 

O primeiro passo para fazer o tratamento em casa é lavar bem os cabelos. Você pode usar um shampoo antirresíduos para limpar profundamente e retirar qualquer resquício de produtos aplicados anteriormente. O melhor é fazer o processo de lavagem duas vezes para abrir bem as cutículas dos fios.

Na sequência, com o cabelo levemente úmido, separe mechas e aplique nelas o produto próprio para botox capilar e adequado ao seu tipo de cabelo. Espalhe no comprimento e nas pontas com a ajuda de um pente de dentes um pouco mais largos.

Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue logo depois. Use água fria ou morna, nunca quente, para não ressecar os fios. Você não precisa de shampoo ou condicionador nessa etapa.

Divida novamente o cabelo em mechas e seque com o secador em temperatura morna ou fria. Você pode modelar os fios com uma escova.

Por fim, sele as cutículas com a prancha: passe 5 vezes em cada mecha por, no máximo, 10 segundos. Cuidado para não deixar as pontas com visual esticado.

O tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente os que estão fracos e sem vida. Também é indicado para fios cacheados e ondulados, uma vez que hidrata e deixa os cachos mais soltos e macios.

 

Quanto tempo dura o botox capilar?

 

A duração do botox capilar varia bastante de acordo com os cuidados e a rotina de cada pessoa. Em geral, depois de um mês as mechas começam a pedir por uma nova aplicação. No caso dos cabelos crespos, volumosos ou muito ressecados talvez seja necessário repetir o tratamento dentro de 15 ou 20 dias.

Se você quiser manter o resultado por mais tempo evite o uso de shampoos de limpeza profunda depois de finalizar a técnica. Outra dica interessante é adotar, nos dias seguintes, as rotinas de low poo ou no poo. Utilize ainda produtos indicados para seu tipo de cabelo, como cremes sem enxágue e óleos reparadores.

 

Sugestões de produtos

 

Na hora de escolher o melhor produto para o botox capilar é importante ler o rótulo, afinal, você não quer substâncias químicas na fórmula, como formol ou glutaraldeído. Veja algumas sugestões seguras para o tratamento em casa.

Botox Vegano, Manga Rosa: o produto é natural, sem formol e possui ação hidratante, além de fortalecer e dar brilho aos cabelos.

Plástica de Argila, Cadiveu Professional: com seu poder de reconstrução, é ideal para cabelos com fibra capilar danificada e pontas secas. Ajuda no crescimento do cabelo, previne a oleosidade excessiva e recupera os fios.

Professionnel Fiberceutic Restorative Hair, L’ Óreal: esse botox capilar é indicado para cabelos porosos e quebradiços. Reconstrói o interior da fibra capilar e promove mais força e resistência para os fios.

Botox Capilar Argan Oil, Forever Liss: alinha a fibra capilar, nutre e recupera os fios, reduzindo o volume e eliminando o frizz. É rico em vitaminas A e E, além de ômegas 6 e 9, que proporcionam maciez, brilho e o rejuvenescimento dos cabelos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes