Botox capilar: hidratação poderosa para cabelos danificados
Aprenda a fazer em casa o tratamento que devolve o brilho e a maciez dos fios, além de ajudar a controlar o frizz.
Um tratamento que melhora a aparência dos cabelos e deixa os fios mais bonitos, com brilho e livres de frizz e pontas duplas. Tudo isso é possível com o botox capilar, uma técnica de hidratação que conquistou o coração dos cabeleireiros e tem feito a cabeça das mulheres que sofrem com cabelos ressecados e sem viço.
Qual é a função do botox capilar?
Antes de mais nada, é preciso explicar que o botox capilar tem uma ação reconstrutora muito potente. Sua função, portanto, é hidratar, dar brilho e preencher os fios. Por isso, ele é muito recomendado para cabelos que estão porosos, quebradiços, com pontas duplas e frizz.
Apesar de ser chamado de botox, o tratamento não contém toxina botulínica – substância com propriedades capazes de reduzir as linhas de expressão do rosto. Ou seja, ele não altera a estrutura dos fios.
O nome, na verdade, ficou famoso porque o método tem o poder de renovar, reparar danos do cabelo e proporcionar mais resistência e flexibilidade, efeitos similares ao que o procedimento aplicado na pele faz.
É importante ressaltar que o verdadeiro botox capilar não funciona como método de alisamento, caso da escova progressiva, visto que não contém componentes químicos como o formol, por exemplo.
Por outro lado, os produtos usados são ricos em proteínas e vitaminas, que nutrem e reduzem o volume excessivo dos fios. Como resultado, quem já tem o cabelo liso pode ver suas mechas se tornarem ainda mais soltas e brilhantes, mas isso se deve unicamente ao poder da hidratação intensiva do tratamento.
Como fazer o botox capilar?
O primeiro passo para fazer o tratamento em casa é lavar bem os cabelos. Você pode usar um shampoo antirresíduos para limpar profundamente e retirar qualquer resquício de produtos aplicados anteriormente. O melhor é fazer o processo de lavagem duas vezes para abrir bem as cutículas dos fios.
Na sequência, com o cabelo levemente úmido, separe mechas e aplique nelas o produto próprio para botox capilar e adequado ao seu tipo de cabelo. Espalhe no comprimento e nas pontas com a ajuda de um pente de dentes um pouco mais largos.
Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue logo depois. Use água fria ou morna, nunca quente, para não ressecar os fios. Você não precisa de shampoo ou condicionador nessa etapa.
Divida novamente o cabelo em mechas e seque com o secador em temperatura morna ou fria. Você pode modelar os fios com uma escova.
Por fim, sele as cutículas com a prancha: passe 5 vezes em cada mecha por, no máximo, 10 segundos. Cuidado para não deixar as pontas com visual esticado.
O tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente os que estão fracos e sem vida. Também é indicado para fios cacheados e ondulados, uma vez que hidrata e deixa os cachos mais soltos e macios.
Quanto tempo dura o botox capilar?
A duração do botox capilar varia bastante de acordo com os cuidados e a rotina de cada pessoa. Em geral, depois de um mês as mechas começam a pedir por uma nova aplicação. No caso dos cabelos crespos, volumosos ou muito ressecados talvez seja necessário repetir o tratamento dentro de 15 ou 20 dias.
Se você quiser manter o resultado por mais tempo evite o uso de shampoos de limpeza profunda depois de finalizar a técnica. Outra dica interessante é adotar, nos dias seguintes, as rotinas de low poo ou no poo. Utilize ainda produtos indicados para seu tipo de cabelo, como cremes sem enxágue e óleos reparadores.
Sugestões de produtos
Na hora de escolher o melhor produto para o botox capilar é importante ler o rótulo, afinal, você não quer substâncias químicas na fórmula, como formol ou glutaraldeído. Veja algumas sugestões seguras para o tratamento em casa.
Botox Vegano, Manga Rosa: o produto é natural, sem formol e possui ação hidratante, além de fortalecer e dar brilho aos cabelos.
Plástica de Argila, Cadiveu Professional: com seu poder de reconstrução, é ideal para cabelos com fibra capilar danificada e pontas secas. Ajuda no crescimento do cabelo, previne a oleosidade excessiva e recupera os fios.
Professionnel Fiberceutic Restorative Hair, L’ Óreal: esse botox capilar é indicado para cabelos porosos e quebradiços. Reconstrói o interior da fibra capilar e promove mais força e resistência para os fios.
Botox Capilar Argan Oil, Forever Liss: alinha a fibra capilar, nutre e recupera os fios, reduzindo o volume e eliminando o frizz. É rico em vitaminas A e E, além de ômegas 6 e 9, que proporcionam maciez, brilho e o rejuvenescimento dos cabelos.