Audiência do BBB 23 é a pior? Relembre os fiascos do reality

Reality show registrou baixos índices de ibope nas primeiras semanas

Se o Big Brother Brasil foi sucesso de repercussão na temporadas anteriores, nessa a audiência do BBB 23 está deixando a desejar. Sem grandes nomes no Camarote e a falta de novidades no formato podem ter afastado o público da televisão e contribuído para os péssimos índices de ibope, o pior da história do programa até agora.

Como está a audiência do BBB 23?

O BBB 23 acumula a pior média da história do reality show na Globo. Nas duas primeiras semanas de exibição, o programa teve média de apenas 18,6 pontos na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. A média caiu para 18 na terceira semana da competição, segundo dados do Ibope.

A estreia já havia marcado índices abaixo do esperado. O primeiro episódio do BBB 23 registrou apenas 22,7 pontos, senda esta a segunda pior marca na história da competição, perdendo apenas para o imemorável BBB 19 com 22,5.

Pela primeira vez, o programa não consegue se manter na casa dos 20 pontos. Mesmo com dezenas de críticas na web e participantes antijogo, o BBB 22, vencido por Arthur Aguiar, terminou com média de 22,9.

Esse pode ser um dos motivos para o mal desempenho da atual temporada. O BBB 22 foi uma das edições que mais caíram no desgosto do público pela falta de iniciativa dos jogadores, pouco carisma dos brothers e um vencedor que não era unanimidade entre os internautas. Parte do elenco até sugeriu boicotar o Jogo da Discórdia e promover um “BBB do amor” , o que foi muito malvisto pelo público.

Entre as edições mais recentes, o BBB 23 é o maior fracasso. A única edição que se aproxima do número é o BBB 19, que fechou com apenas 20 pontos de média. A temporada, que premiou Paula, uma das participantes polêmicas do programa, serviu de alerta para que a emissora mudasse o formato – foi a partir do BBB 20 que a atração começou a contar com famosos no elenco.

A estratégia deu certo e as edições 20 e 21 se tornaram fenômenos de audiência e repercussão nas redes sociais, conquistando 25,3 e 28,1 pontos de média respectivamente. Para efeito de comparação com a atual temporada, o episódio do BBB 21 que mostrou a eliminação de Karol Conká registrou 38 pontos de média, com pico de 40, uma das maiores audiências da televisão brasileira naquele ano.

Top 3 piores audiências do BBB

1º lugar – audiência do BBB 23 marca 18,7 nos primeiros 14 dias
2º lugar – BBB 19 com 20,0 pontos de média
3º lugar – BBB 22 com 22,9 pontos de média

Quando termina o BBB 23?

Ainda há tempo de reverter a audiência do programa. O BBB 23 estreou há menos de um mês e ainda tem muito chão pela frente – o reality termina apenas em meados de abril.

Ao contrário da edição de 2022, a temporada deste ano vem entregando tretas e brothers dispostos a jogar. O programa também finalmente reajustou o valor do prêmio, que começa em R$ 1,5 milhão e aumenta de acordo com os palpites corretos dos brothers nas noites de paredão.

O programa implementou também uma central de controle no quarto do líder, que disponibiliza trechos em áudio e vídeo do que acontece no resto da casa. Outra novidade é o Poder Curinga, que permite aos brothers comprar benefícios no jogo.

Apesar dos novos recursos, o BBB 23 mantém as mesmas dinâmicas já conhecidas pelo público – Prova do Líder, Anjo, Monstro, Jogo da Discórdia e formação de paredão. Além do formato saturado, a televisão brasileira viveu uma enxurrada de realities de confinamento nos últimos anos, o que pode ter cansado o público.

Alguns internautas culparam Travessia pelo fracasso do programa, mas a trama de Glória Perez finalmente cresceu no ibope e bateu recorde de audiência no último dia 26 de janeiro, chegando a 26 pontos – sua maior marca desde a estreia da novela em outubro.

Basta esperar para ver se a audiência do BBB 23 irá reagir ou se consolidará como a pior da história.

LEIA TAMBÉM

+ O que o Tadeu falou para a Tina?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes