Apple processa pequena empresa por usar logo de fruta
Startup Prepear enfrenta ação judicial por utilizar pera como logo e recorre a petição online; confira os desdobramentos:
A Apple está processando pequena empresa após alegar semelhança com seu logo de Maçã. O processo, a saber, afirma que a empresa Prepear utiliza um logo de pera similar ao da Apple, o que prejudica o seu negócio. Sobretudo é descrito como “um design de fruta minimalista com uma folha virada para a direita, o que logo faz ligação com o famoso logo da Apple e cria uma impressão comercial similar”.
A empresa Prepear trabalha com um aplicativo de planejamento de refeições saudáveis para crianças. Logo, não é um concorrente direto de nenhum produto oferecido pela Apple. O aplicativo está disponível na App Store e Google Play Store, e afinal não é um concorrente direto a nenhum serviço ou produto da empresa. O caso não é o primeiro a acontecer, sendo que a Apple já realizou outros processos contra empresas que utilizam logos de frutas no passado.
Comunicado oficial da startup
Então a co-fundadora Natalie Monson publicou uma declaração oficial na conta do Instagram da startup compartilhando o impacto da ação judicial em seu negócio. Confira:
“Recentemente a @apple, sim, a trilionária, decidiu se opor e ir contra a marca comercial do nosso pequeno negócio afirmando que nosso logo de pera é muito semelhante ao seu logo de maçã e supostamente fere a marca deles?
Este é um grande golpe para nós da Prepear. Essa luta irá custar dezenas de milhares de dólares. O louco é que a Apple já fez isso com dezenas de outras pequenas empresas com logo de frutas, e muitas delas decidiram abandonar seu logo ou escolheram fechar as portas. Enquanto o resto do mundo está saindo do caminho para ajudar pequenos negócios durante a pandemia, a Apple escolheu ir atrás dos pequenos negócios.
Não estou tentando fazer ninguém parar de usar ou comprar os produtos da Apple. Eu sinto uma obrigação moral de me posicionar contra a ação legal agressiva contra pequenos negócios e lutar pelo direito de manter nossa logo. Nós estamos nos defendendo contra a Apple não apenas para manter nossa logo, mas para mandar uma mensagem para as grandes companhias de tecnologia que intimidar pequenos negócios têm consequências.”
Petição online contra Apple
Além disso, foi criada uma petição online no Charge.org com o fim de ganhar apoio. O nome da petição é “Save the Pear from Apple! End Apple’s Aggressive Opposition of Businesses with Fruit Logos” (Salve a Pera da Maçã! Acabe com a agressiva oposição da Apple contra negócios com logo de frutas). A petição surpreendentemente já alcançou mais de 67 mil assinaturas. Conforme a descrição escrita por Russel Monson, co-fundador da empresa, ele afirma:
“Nós somos um pequeno negócio com um time de apenas 5 membros, e os custos legais para lutar pelos direitos de todos os donos de pequenos negócios serem capazes de desenvolver seu próprio logo sem o medo de litígios frívolos já nos custou muitos milhares de dólares e a triste demissão de um dos nossos membros.
É uma experiência assustadora ser atacado legalmente por uma das maiores empresas do mundo, mesmo quando claramente não fizemos nada de errado, e nós entendemos porque a maioria das companhias apenas desistem e mudam seu logo.”