5 Benefícios Incríveis do Shampoo em Barra e Como Usar

O shampoo em barra não pára de conquistar adeptas, especialmente entre as fãs de beleza natural. Conheça as vantagens desse produto revolucionário.

O shampoo em barra está cada vez mais popular e fácil de se encontrar, mas algumas pessoas ainda não se convenceram a experimentá-lo.

Se você está curioso pra saber o que é o shampoo sólido, qual a diferença dele para um shampoo normal e como usá-lo, você chegou ao lugar certo.

 

O que é o shampoo em barra?

 

O shampoo em barra é uma formulação de shampoo natural extremamente concentrada, em função de sua preparação não envolver água.

Em outras palavras, é como se você pegasse um shampoo natural e evaporasse toda a água dele. O que ficam são os princípios ativos que limpam e hidratam o seu cabelo.

O shampoo em barra foi inventado faz mais de 20 anos por Mo Constantine e Stan Krysztal, co-fundadora e químico da empresa de cosméticos Lush. O produto revolucionário foi tão bem aceito no mercado que Mo decidiu patentear a sua invenção.

 

Shampoo em barra 2

 

Benefícios do shampoo em barra

 

1. Economia:

 

Em função de sua composição concentrada, o shampoo em barra costuma durar muito mais do que a versão líquida. Apesar da variação ser grande em função de tamanho e tipo de cabelo e produto, os shampoos sólidos costumam durar de 2 a 3 meses.

Porém, é importante que você o armazene com cuidado: o shampoo sólido deve ficar guardado em uma saboneteira, protegido da umidade excessiva. Também é recomendado cortar a barra de shampoo pela metade ou em três pedaços. Assim, os pedaços que não estão sendo usados não ficam expostos à umidade.

 

2. Praticidade:

 

É muito mais prático carregar uma barra do que um frasco com líquido. Acidentes com shampoo vazando na bolsa acabam de ficar no passado, assim como aquele trabalho de colocá-lo em um pote menor para levá-lo em vôos.

E seguindo a dica de cortar o seu shampoo em barra em pedaços menores, você pode até carregar um deles na necessaire e nunca mais correr o risco de decidir passar a noite fora e não ter como lavar os cabelos.

 

3. Minimalismo:

 

Boa parte dos shampoos em barra são multiuso, ou seja: você pode usá-lo como sabonete também, carregando um produto ao invés de dois.

Isso sem falar nos casos de usuárias que relatam não precisar de condicionador ao usar o shampoo em barra, uma vez que sua limpeza é muito menos agressiva para os fios.

 

4. Suavidade:

 

O shampoo em barra, especialmente se for artesanal, é mais natural, o que o torna uma excelente opção para quem sofre com pele sensível e alergias do couro cabeludo.

Da mesma forma, por serem livres de sulfatos e parabenos, as barras também são muito queridas por quem está implementando rotinas de Lo Poo (pouco shampoo) ou No Poo (nenhum shampoo).

 

5. Amigo do meio ambiente:

 

Além de serem em sua grande maioria biodegradáveis, os shampoos em barra não precisam de embalagens plásticas para serem armazenados.

Talvez você esteja se perguntando se essa coisa de não precisar de embalagem plástica realmente faz diferença, certo? Veja o caso da Lush, por exemplo.

Em 9 anos (2010-2019) a empresa vendeu mais de 9 milhões de barras de shampoo no mundo todo, evitando o uso de cerca de 30 milhões de garrafas de plástico. Incrível, né?

 

Shampoo em barra 3

 

Como Usar o Shampoo em Barra

 

Já se convenceu a dar uma chance para o shampoo em barra? Então agora resta a dúvida de como usá-lo, certo? Afinal, espalhar um produto em barra nos cabelos pode parecer um pouco complexo quando você passou a vida usando um produto líquido para isso.

Não se preocupe, aqui está um passo a passo pra você usar seu shampoo sólido sem medo de errar:

  1. Enxague muito bem os cabelos, eles devem ficar bem molhados.
  2. Molhe um pouco a barra do seu shampoo e faça bastante espuma com as mãos.
  3. Vá afastando os cabelos com os dedos e passando a barra no couro cabeludo e nas raízes. Passe em toda a superfície da cabeçam topo, laterais, frente. Jogue os cabelos para frente para conseguir passar na nuca.
  4. Molhe os cabelos rapidamente e, com a ajuda dos dedos, massageie bem o couro cabeludo. Nesse momento, o shampoo fará bastante espuma.
  5. Enxague o cabelo com água em abundância para retirar todo o produto

Transição de Shampoo Líquido para Shampoo em Barra

 

Toda transição capilar é difícil! Se você decidir adotar o shampoo sólido, saiba que você estará fazendo uma transição importante no seu cabelo.

No início do uso do shampoo em barra, algumas pessoas relatam um aspecto de fio enrijecido. Isso se dá em função de que, sendo um produto natural, o shampoo sólido não terá silicone em sua fórmula, que proporciona sensação de maciez.

Em primeiro lugar, tenha em mente que o cabelo pode levar algum tempo para entender a mudança e acostumar com a química mais suave. Isso pode levar até um mês.

No entanto, isso não quer dizer que não há nada que você possa fazer para deixar seus fios mais macios durante esse processo! O enxague com vinagre é um ótimo aliado da transição, pois o pH ácido dessa solução re-equilibra a estática dos fios e os deixa mais soltos e leves.

Você só precisa diluir 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã em 1 litro de água filtrada e está pronta a sua solução. Após retirar todo o shampoo, você deve fazer um último enxague com ela.

Não se preocupe, seu cabelo não ficará com o cheiro do vinagre, que evapora muito rápido. Seguindo essa dica, a sua transição deve ficar bem mais tranquila e logo seu cabelo terá se adaptado. Daí em diante, você poderá gozar de todos os benefícios do shampoo em barra.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes