Chamadas de vídeo: 10 aplicativos para encurtar distâncias

Além das reuniões entre amigos durante a quarentena, as empresas adotaram as chamadas de vídeo como principal forma de comunicação

As chamadas de vídeo ocuparam um importante espaço na quarentena. Desde o início do isolamento social, decretado em março desse ano, boa parte das empresas tiveram que adaptar seu método de trabalho para o Home Office.

Durante a pandemia, 77% das empresas brasileiras adotaram o estilo remoto de trabalho, de acordo com o estudo global feito pelo Instituto de Estudos Gartner em conjunto com o software Capterra. Aliás, o Brasil é o país com maior número de trabalhadores remotos, acima da média mundial de 59%. A França, por exemplo, um dos países com alto nível de contaminação pelo Coronavírus estava com 49% de pessoas em trabalho remoto.

Com o convívio social não foi diferente, e as horas de bate-papos pelas chamadas de vídeo passaram a fazer parte da vida das pessoas. Se você ainda quer se adaptar a este ‘novo normal’, temos uma boa notícia: selecionamos 10 aplicativos para você baixar e melhorar a interação com funcionários, colegas, amigos ou família.

 

Melhores aplicativos para chamadas de vídeo

Com o processo de adaptação das empresas, a comunicação entre as pessoas começou a ser uma pedra no caminho dos gestores. A melhor forma encontrada de lidar com esse problema foi aderir as “calls”.

 

1 – Whatsapp

Imagem mostra o logotipo do whatsapp
Logotipo do whatsapp/ divulgação

O famoso aplicativo de mensagens talvez não seja tão popular para chamadas de vídeo, criado pelo Jan Koum e Brian Acton em 2009, o Whatsapp hoje pertence à Marck Zukerberg, fundador do Facebook. Na última atualização, divulgada em 20 de julho, a plataforma passou a permitir ligações com até oito pessoas, desde que elas estejam no mesmo grupo.

2 – Facebook Messenger

Imagem mostra o logotipo do messenger
Logotipo do messenger/ divulgação

Mais uma pertencente a Mark Zuckerberg dessa vez as chamadas de vídeo do Facebook Messenger. Caso queira mais de oito pessoas nas suas chamadas de vídeo, o Messenger suporta até 50 usuários na mesma sala. Além da praticidade e melhores conexões, você pode se conectar por link divulgado pelo criador da sala, não precisando estar no mesmo grupo.

3 – Instagram

Imagem mostra o logotipo do instagram
Logotipo do instagram/ divulgação

Ainda seguindo nas adaptações de Marck Zuckerberg, o Instagram não é um aplicativo apenas de fotos ou lives sertanejas. O Instagram permite chamadas de vídeo de até seis pessoas via direct. Elas não precisam seguir umas as outras, entretanto é necessário que a configuração do seu celular esteja disponível para receber as notificações.

4 – FaceTime

Imagem mostra o logotipo do face time
Logotipo facetime/ divulgação

O FaceTime permite que apenas os softwares IOS (Iphone, MacBook, Ipad e Ipod) sejam conectados. O limite de usuários nas chamadas de vídeo é de 32 pessoas, além disso, a atualização do dispositivo tem que ser superior a 12.1.

5 – Google Duo – vídeo chamadas

Imagem mostra o logotipo do googleduo
Logotipo do google duo chamadas de vídeo/ divulgação

A plataforma do Google já é conhecida pelas chamadas de vídeo. Um dos aplicativos mais famosos é o Google Duo. A característica essencial dele, além de poder entrar pelos navegadores Google Chrome no computador, é que você precisa apenas do número do usuário para ligar. O aplicativo está disponível para Android e Ios.

6 – Hangouts/ Google Meet

Imafem mostra o logotipo do hangouts
Logotipo do hangouts/meet chamadas de vídeo/ divulgação

O Hangouts é muito conhecido no mundo coorporativo, e durante a pandemia foi bastante usado pelas universidades nas aulas. Ele tem uma capacidade limitada de até 10 pessoas, mas com o plano coorporativo pago, as chamadas de vídeo tem capacidade de até 250 pessoas.

7 – Discord – chamadas de vídeo

Imagem mostra o logotipo do discord chamadas de vídeo
Logotipo do discord/ divulgação

No universo gamer e do grupo de estudos, a plataforma mais conhecida é o Discord. A plataforma é a que tem a maior variedade de dispositivos, sendo suportada pelo Android, Ios, Windows, Linux e MacOs. A chamada é limitada em 10 pessoas mas todas podem compartilhar a tela simultaneamente.

8 – Houseparty

Imagem mostra o logotipo da houseparty chamadas de vídeo
Houseparty logotipo/ divulgação

A Houseparty tomou grandes proporções na pandemia, com a finalidade de juntar gamers e poder jogar durante a vídeo chamada. É necessário criar uma conta com o número de seu celular para encontrar outras pessoas.

9 – Zoom

Imagem mostra o logotipo da zoom
Zoom chamadas de vídeo/ divulgação

O Zoom, assim como o Meet, talvez seja a plataforma mais conhecida dentro do mundo empresarial, foi o aplicativo que mais caiu nas graças dos gestores. Alguns detalhes são importantes na plataforma. Para chamadas ilimitadas gratuitamente, o limite é de apenas duas pessoas. O aplicativo suporta até 100 pessoas gratuitamente, mas com tempo limite de 40 minutos. O plano pago permite juntar até 1000 pessoas em uma chamada de vídeo por tempo ilimitado.

10 – Skype chamadas de vídeo

Imagem mostra o logotipo do skype chamadas de vídeo
Skype chamadas de vídeo/ divulgação

A princípio, o Skype nasceu bem antes de imaginarmos que em 2020 teríamos uma pandemia global. Em 2003 Januus Friis se juntou a Niklas Zeenstrom e criaram a plataforma. Em 2005 a eBay comprou e seis anos após, a Microsoft virou dona, onde é até hoje.

Além disso, a plataforma é tradicional em chamadas de vídeo, ganhou inúmeros prêmios por isso. Até 50 pessoas podem se conectar nas ligações, é permitido compartilhar tela simultaneamente, gravar e baixar as chamadas de vídeo, e tudo isso de graça, baste apenas ter uma conta.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes