Proteção de dados atrai multis ao Brasil
Poucas leis devem impactar a sociedade brasileira como a Lei Geral de Proteção de Dados, que recairá sobre todos os tamanhos de empresas.
Poucas leis devem impactar a sociedade brasileira como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevista para entrar em vigência a partir de agosto do próximo ano. Especialistas acreditam que o marco regulatório sobre a utilização e a transferência de dados pessoais deverá tornar o Brasil o país mais auditado do mundo, em relação à proteção e privacidade de dados pessoais. A legislação recairá sobre todos os tamanhos de empresas e sobre todas as atividades econômicas. Em decorrência, as novas regras criarão um amplo mercado para auditores, escritórios de advocacia, desenvolvedores e distribuidores de softwares para gerir a exigência.
É o caso da norte-americana de capital aberto Hillstone Networks 2013 fundada em 2006, que oferece soluções de segurança de rede inovadoras para mais de 15.000 clientes no mundo todo. Atuando há dois anos indiretamente no Brasil, a estratégia da companhia para ampliar sua presença no mercado nacional é fornecer soluções tecnológicas já comercializadas globalmente e voltadas especificamente à gestão das exigências da GPDR. Com escritório em São Paulo, a companhia visa Sudeste e Centro-Oeste para expandir sua base de clientes ativos. “As prioridades serão os setores financeiro, utilities, governo e organizações privadas. Nossos produtos desenvolvidos para a lei criada na Europa se encaixam muito bem para as novas regras instituídas para o Brasil”, afirma Leandro Roosevelt, diretor de Vendas no Brasil.
Oportunidade no Brasil
Como a legislação brasileira foi inspirada na GDPR (sigla em inglês para regulação geral de proteção de dados), considerada a maior revisão das regras de privacidade online desde a proliferação da internet nos anos 1990, a Hillstone Networks vê potencial oportunidade no mercado brasileiro.
Sem abrir números, a companhia tem a meta de elevar muito o faturamento no mercado brasileiro, com a demanda criada pela LGPD, estimada em cerca de US$ 1,5 bilhão para o total de atividades que participarão da implantação das novas regras. Desde a padaria da esquina terá de tomar os cuidados necessários para fazer um cartão de fidelidade com seus clientes, até as grandes corporações , ressalta Roosevelt. Segundo ele, a pouco mais de um ano da vigência da nova lei, as empresas começam a colocar essa exigência na agenda.
Gestão de relatórios técnicos
A lei estabelece, por exemplo, que as empresas terão de enviar ao órgão regulador 2013 no caso do Brasil, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD), criada no apagar das luzes do governo de Michel Temer (MDB) 2013, relatório técnico sobre o que ocorreu e o que a companhia fará para corrigir o problema, no caso de vazamento de dados, sob pena de sofrer pesadas multas 2013 de 5% sobre o faturamento até o limite de R$ 50 milhões. O diferencial da Hillstone, segundo o diretor, é que, além de ajudar a cumprir o novo regulamento, os softwares mitigam ataques.
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