Aposentado está liberado da prova de vida até 31 de maio

Obrigatoriedade anual do segurado do INSS em se apresentar pessoalmente ao banco foi prorrogada devido à pandemia

Por enquanto, o aposentado da Previdência Social não precisa se preocupar em apresentar a prova de vida para continuar recebendo seu benefício. O Ministério da Economia prorrogou, mais uma vez, a liberação da prova de vida obrigatória para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A retomada do procedimento, necessário para aposentados e pensionistas provarem que estão vivos, está prevista somente para dia 31 de maio.

A prorrogação do prazo foi publicada por Instrução Normativa da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo digital, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 16 de abril. “Fica suspensa, até 31 de maio de 2021, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis de que trata a Portaria nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2020”, traz a Instrução.

Desde março de 2020 a obrigatoriedade para apresentar a prova de vida foi interrompida, em consequência da pandemia. A dificuldade e os riscos de contaminação para a população mais idosa que teriam de se deslocar para uma agência bancária para apresentar seus documentos, além de proceder com as certificações digitais de cada banco, levaram o INSS a ir prorrogando esse prazo. Até porque esse público pertence ao grupo mais vulnerável à doença.

Aposentados e pensionistas precisam comprovar que estão vivos uma vez por ano para continuarem recebendo os benefícios. O pagamento é bloqueado quando o segurado perde o prazo.  É uma forma de evitar fraudes em caso de falecimento do segurado, quando a família continua recebendo o benefício. Agora, é esperar pela divulgação de um novo calendário para a comprovação de vida, a partir de 1º de junho.

Paralelamente, o INSS trabalha em sistemas digitais que permitirão ao segurado fazer todo o procedimento pelo celular. Em fase ainda experimental, o sistema está disponível atualmente para mais de cinco milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Cuidado com fraudes

Essa condição de prova de vida suspensa tem dado espaço para vários tipos de golpes e fraudes. Criminosos entram em contato com o segurado se fazendo passar por funcionários da Previdência Social e solicitam número de documentos, dados pessoais e até senhas.

Com receio de ter o pagamento suspenso, o aposentado ou pensionista acaba fornecendo os dados e sendo lesados pelos fraudadores. O INSS emitiu nota esclarecendo que não realiza nenhum tipo de exame como o da prova de vida por telefone ou Whatsapp.

Em casos suspeitos, o segurado deve entrar em contato com o INSS pela Central de Atendimento telefônico, o 135, pelos portais m1u.inss.gov.br ou gov.br/meuinss.

Quais benefícios podem ser antecipados em 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes