Como consultar o PIS pelo CPF; veja o passo a passo

Abono salarial pode ser consultado pela internet, utilizando o CPF, através do site Meu INSS e Caixa Econômica Federal

O abono salarial do PIS é um benefício ao trabalhador de carteira assinada e de baixa renda, e pode ser consultado de diversas maneiras. Para aqueles que desejam acessar de maneira simplificada, é possível consultar o PIS pelo CPF. Confira:

Quem tem direito ao PIS?

Em suma, o PIS (Programa de Integração Social) é voltado para os trabalhadores de empresas privadas, com carteira assinada nos últimos 12 meses e tiveram rendimento máximo de até dois salários mínimos. Assim, podem receber aqueles que:

  • Trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada durante o ano de validação do pagamento;
  • Ter carteira de trabalho registrada e estar inclusa dentro do abono salarial há ao menos 5 anos – prazo de carência básico para conseguir o benefício;
  • Além disso, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como consultar o PIS pelo CPF?

O PIS libera os pagamentos a partir do calendário do programa, que pode ser encontrado e qualquer agência da Caixa Econômica Federal e lotéricas. Para aqueles que desejam consultar a situação a partir do CPF, existem duas maneiras principais: a partir do site da Caixa ou do Meu INSS.

1. Meu INSS

A ferramenta Meu INSS é responsável por centralizar diversos serviços. Entre eles está a consulta do PIS através do número de CPF e conferir o tempo de contribuição. Confira os passos:

  • Em primeiro lugar, acesse o portal Meu INSS;
  • Clique em Entrar (no canto superior direito);
  • Selecione Cadastre-se;
  • Então, preencha os dados solicitados (CPF, nome completo, e-mail, celular);
  • Clique em Continuar;
  • Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  • Informe, portanto, seu CPF e a senha;
  • Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  • Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

2. Caixa Econômica

Você encontrará as informações de usuário no canto superior direito, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Trabalhadores baixa renda de empresas privadas podem consultar o saldo de seu PIS no site da Caixa Econômica Federal. Veja:

    1. Acesse a aba “PIS” no site da Caixa;
    2. Clique em “Consultar Pagamento”;
    3. Faça o login, informando o email, número do NIS ou do CPF;
    4. Digite a senha.

Assim, o trabalhador pode consultar se têm direito ao benefício e qual o saldo disponível. Outra forma de consulta digital é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Ao efetuar o login, basta buscar por Abono salarial e clicar em “Exercício Vigente”.

Onde encontrar o número do PIS?

O PIS e o NIS (Número de Identificação Social) possuem o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso têm diferentes nomenclaturas. O NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

O número é o mesmo quando houver registro de assinatura em Carteira Profissional. Dessa forma, também é possível saber o número do PIS ao consultar documentos que possuem o NIS. Alguns deles são:

    1. CadÚnico: beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, e usuário do aplicativo Cadastro Único ou site (meucadunico.cidadania.gov.br), e descobrir o número do seu NIS usando só o seu CPF e outros dados pessoais para conferência.
    2. Cartão Cidadão: o número do NIS pode ser encontrado na parte frontal do Cartão Cidadão. Assim, note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).
    3. Carteira de Trabalho: o número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ficava em um cartão anexo à carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também pode ser feita e consultada pela internet, usando os aplicativos oficiais ou pelo link servicos.mte.gov.br.
    4. Extrato do FGTS: assim como a Carteira de Trabalho Digital, é possível descobrir o número do NIS/PIS apenas com o CPF em mãos, mesmo sem a sua CTPS.

Outras maneiras para encontrar o número são: através do Cnis e pelo portal Meu INSS.

Leia também:

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes